A TRANSIÇÃO DO EGRESSO DO 5º PARA O 6º ANO: VISÃO DOCENTE
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.15438Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Transição do 5º para o 6º anoResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o domínio das habilidades em Matemática e em Língua Portuguesa apresentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, na visão dos docentes dessas duas etapas. A produção das informações ocorreu por meio de questionários aplicados aos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, que atuavam no 6º ano, e de pedagogos, que atuavam no 5º ano, todos docentes da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC). O instrumento buscou obter informações relativas à percepção dos consultados sobre o domínio das habilidades em Matemática e em Língua Portuguesa, demonstradas pelos estudantes da referida rede educacional do 5º ao chegarem ao 6º ano. A análise dos resultados indicou que, tanto em relação à Língua Portuguesa, quanto à Matemática, a percepção dos docentes do 5º ano divide-se entre parcial e pleno e no 6º ano entre parcial e não domínio. Esses resultados indicam a existência da necessidade de um diálogo entre os docentes das referidas disciplinas para construir uma percepção mais próxima da realidade.
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