A TRANSIÇÃO DO EGRESSO DO 5º PARA O 6º ANO: VISÃO DOCENTE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15438

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Transição do 5º para o 6º ano

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o domínio das habilidades em Matemática e em Língua Portuguesa apresentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, na visão dos docentes dessas duas etapas. A produção das informações ocorreu por meio de questionários aplicados aos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, que atuavam no 6º ano, e de pedagogos, que atuavam no 5º ano, todos docentes da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC). O instrumento buscou obter informações relativas à percepção dos consultados sobre o domínio das habilidades em Matemática e em Língua Portuguesa, demonstradas pelos estudantes da referida rede educacional do 5º ao chegarem ao 6º ano. A análise dos resultados indicou que, tanto em relação à Língua Portuguesa, quanto à Matemática, a percepção dos docentes do 5º ano divide-se entre parcial e pleno e no 6º ano entre parcial e não domínio. Esses resultados indicam a existência da necessidade de um diálogo entre os docentes das referidas disciplinas para construir uma percepção mais próxima da realidade.

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Biografia do Autor

Lorena Arero Albuquerque Monteiro, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Belém, Pará, Brasil.

É mestranda em educação, pela Universidade do Estado do Pará. Possui Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade do Estado do Pará (2010) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Atualmente é Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) e Docente na Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC). 

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora. 

Elaine Cristina Monteiro Quintela, Secretaria Municipal de Belém (SMEC), Belém, Pará, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Pará. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006). Especialista em Psicopedagogia Institucional (2010). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Escola Municipal Ruy da Silveira Britto. Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental. Atua com ênfase na Gestão, Orientação e Praticas de Ensino para o Fundamental Anos Iniciais.

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

MONTEIRO, L. A. A. .; SÁ, P. F. de .; QUINTELA, E. C. M. . A TRANSIÇÃO DO EGRESSO DO 5º PARA O 6º ANO: VISÃO DOCENTE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23056, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15438. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15438. Acesso em: 25 fev. 2024.