INTERFACE ENTRE O ENSINO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.13969Palavras-chave:
Educação Matemática, Experimentação no Ensino, Teoria da Atividade, Ensino de Matemática por Atividades Experimentais.Resumo
O estudo aqui apresentado trata de um ensaio teórico, que tem como propósito, discutir a existência de uma possível componente experimental existentes nas tendências e abordagens em educação matemática, admitindo-se de que ela está presente na maior parte das atividades estabelecidas nas tendências, em seus estruturantes e elementos funcionais. Assim, o objetivo deste artigo é apontar para uma hipótese inicial, de que o Ensino de Matemática por Atividades Experimentais (EMAE), está estabelecido, de alguma forma e de maneira consciente ou inconsciente, em uma diversidade de tipos de atividades (doravante denominadas de Atividades Experimentais) presentes nas diversas tendências e abordagens da educação matemática. A base teórica e filosófica está ancorada em alguns pressupostos da Teoria da Atividade (TA), seguido de um exame analítico de tendências e abordagens em educação matemática. Conclui-se, apresentando-se uma discussão inicial e relacionada com a caracterização para o EMAE, presentes nestas tendências e abordagens e suas relações e características com os elementos internos de uma atividade de base experimental. Em adição, constata-se a necessidade de um estudo de maior densidade e amplitude para confirmação ou não das inferências aqui apontadas.
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