A PÓS-VERDADE NO ENSINO EM CIÊNCIAS: INFLUÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17499

Palavras-chave:

ENSINO EM CIÊNCIAS, PÓS-VERDADE, NOTÍCIAS FALSAS, CONTEMPORANEIDADE

Resumo

O presente texto se debruça sobre a tarefa de pensar a presença do conceito de pós-verdade em ciências dentro de um cenário em que debates não fundamentados em fatos e evidências científicas, mas sim em opiniões pessoais ou ideológicas que têm apelo emocional ou ainda que se alinham com uma determinada visão de mundo, crescem exponencialmente. Diante do exposto, é apresentada, a partir de uma abordagem qualitativa, com elementos de pesquisa bibliográfica e exploratória, uma breve discussão sobre a construção do conhecimento científico, suas implicações no atual contexto da sociedade e como a distorção da ciência pode contribuir para o reforço de concepções alternativas e o surgimento de pós-verdades no processo ensino e aprendizagem. Com base no estudo realizado, é perceptível que a pós-verdade distorce a percepção da ciência, gerando desconfiança no método científico. É essencial, assim, que os professores ensinem os estudantes a distinguirem fatos de crenças pessoais, promovendo, desta forma, o pensamento crítico e a análise rigorosa para combater a desinformação.

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Biografia do Autor

Edvargue Amaro da Silva Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui especialização em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2016), especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2014) e graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Processos Formativos, atuando principalmente, nos seguintes temas: História em Quadrinhos, Formação de professores, Educação e Construção de Conhecimento no Ensino de Ciências da Natureza. Atua como Assessor Pedagógico do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, ministrando cursos na área do Ensino de Ciências, além de assessorar professores e equipe gestora.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Pós doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC) no ano de 2016. Professor Associado lotado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá (2023-2025). É professor no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atuou como: I) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); II) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e III) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Participou como Avaliador de curso de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

SILVA JUNIOR, E. A. da .; RIBEIRO, M. T. D. A PÓS-VERDADE NO ENSINO EM CIÊNCIAS: INFLUÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24040, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17499. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17499. Acesso em: 30 jun. 2024.