TENSÕES NO DISPOSITIVO DA SERIAÇÃO: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9371

Palavras-chave:

Currículo. Multisseriação. Matemática.

Resumo

O presente artigo busca identificar e analisar os tensionamentos que a Multisseriação provoca na forma de organização escolar seriada, especificamente no que tange ao currículo de matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola multisseriada localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul e teve como questões centrais: Como a organização da multisseriada proposta pela Escola Estadual de Ensino Fundamental José Martins Correa Filho em Santo Antônio da Patrulha/RS tensiona o Dispositivo da Seriação? E que ressonâncias tais tensões podem ocasionar no currículo de matemática escolar? As ferramentas teórico-metodológicas utilizadas estão vinculadas à produção do filósofo Michel Foucault com ênfase no conceito de dispositivo. O exercício analítico realizado tratou de problematizar as ressonâncias que as tensões ocasionadas pela Multisseriação provocavam no currículo de matemática evidenciando uma prática que acabava por fissurar a hierarquia e linearidade do currículo de matemática desenvolvido na sala de aula. Por fim, a Multisseriação é um modelo de organização escolar curricular e metodológico desafiador para o docente, pois diante de tal organização o professor reinventa o espaço escolar, suas metodologias, currículo e avaliações. Porém, pontua-se a necessidade de mais intervenções na formação dos professores para o trabalho com as salas/escolas multisseriadas.

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Biografia do Autor

Mari Teresinha Alminhana Panni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestra em Educação e Ciências

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Campus Litoral Norte. Tramandaí, RS, Brasil. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS- Endereço de correspondência: RS 030 KM 92, número: 11700, Tramandaí, RS, Brasil. CEP: 95590-000. claudiaglavam@hotmail.com.

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

PANNI, M. T. A.; DUARTE, C. G. TENSÕES NO DISPOSITIVO DA SERIAÇÃO: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 230–248, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9371. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9371. Acesso em: 28 mar. 2024.