APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO: DESAFÍOS DE EVALUACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13144


Palabras clave:

Enseñanza de las ciencias, Aprendiendo significativo, Evaluación

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir los desafíos de la evaluación en la educación científica desde la perspectiva del aprendizaje significativo. Se trata de una investigación en curso, cuyo tema es la Enseñanza de las Ciencias en la Escuela Primaria: un estudio sobre la evaluación del aprendizaje en el 5º grado de una Escuela Municipal de Manaus/AM. Se trata de una investigación bibliográfica con enfoque cualitativo, que reúne a autores como Moreira (2017), Freire (2018/2020), Arroyo (2013), Fernandes (2014) entre otros. Las reflexiones producidas en este estudio teórico apuntan a los desafíos presentes en el movimiento de lucha, que no pueden limitarse a las narrativas, y destacan la necesidad de superar la lógica tradicional de la evaluación de los estudiantes; también la construcción de la evaluación como parte de un proceso de aprendizaje significativo en la educación científica, abriendo caminos, posibilidades de nuevos debates y diálogos en espacios de formación sobre evaluación.

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Biografía del autor/a

  • Tânia Lopes Dos Santos Brasil, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Possui Pedagogia pela Escola Superior Batista do Amazonas (2008). Pós - graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro (2010). Pós graduação Lato Sensu em Libras pela Universidade Cândido Mendes (2016). Tem experiência na área de Educação e liderança. Atuou na coordenação escolar na rede privada de ensino como professora regente e coordenadora Pedagógica. Atualmente é Discente no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas, Busca contribuir em estudos sobre currículo na formação do professor.

  • Josefina Diosdada Barrera Kalhil, Universidade do Estado do amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula n 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

  • Lucinete Gadelha da Costa, Universidade do Estado do amazonas

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 1995) com Habilitação em Orientação Escolar, Especialização em Educação Popular (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2001), Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2012). Nesse caminhar venho desenvolvendo estudos sobre os temas: Formação de Professores, Gestão educacional, Currículo, Educação Popular, Educação do Campo e Ensino de Ciências. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA).

Referencias

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Publicado

2022-04-05

Número

Sección

Enseñanza de las Ciencias

Cómo citar

BRASIL, Tânia Lopes Dos Santos; KALHIL, Josefina Diosdada Barrera; COSTA, Lucinete Gadelha da. APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO: DESAFÍOS DE EVALUACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22018, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13144. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13144. Acesso em: 5 dec. 2025.