REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9280

Palavras-chave:

Ensino superior. Didática. Desenvolvimento profissional do professor.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da didática para o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior e sobre a constituição da identidade docente, a partir de uma pesquisa exploratória sobre a evolução da didática e das experiências docentes ao longo de vinte anos por parte de um dos autores. Os autores refletem sobre a importância da didática para a formação permanente dos docentes do ensino superior, entendendo que o problema se mostra relevante, já que o número de docentes deste nível de ensino em todo país vem crescendo com o aumento das instituições de ensino superior (IES) e junto a isso, existe a necessidade da formação destes para atuarem como docentes, visto que a maioria não teve formação didático-pedagógica para esta função. Os autores defendem a perspectiva de multidimensionalidade adotada por vários autores na contemporaneidade, ao entender que esta articula organicamente diversas dimensões da didática (humanista, técnica e política-cultural) e refletem sobre sua importância no desenvolvimento profissional do professor do ensino superior.

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Biografia do Autor

João Marcos Araújo Paz, CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

Pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Lucas (2017). Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário São Lucas (2015). Certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA CPA10, CPA20 e Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias- ANCORD . Atuando como investidor no mercado financeiro.

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Publicado

2020-02-18

Como Citar

MARTINES, E. A. L. de M.; PAZ, J. M. A. REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 172–193, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9280. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9280. Acesso em: 27 abr. 2024.

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