O QUE É CIÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE DOIS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFMT

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p127-143.i5311

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação de professores, Concepção de Ciência.

Resumo

Este trabalho foi realizado com intuito de investigar as concepções que os discentes concluintes de cursos de formação de professores de matemática da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT têm sobre o que venha a ser ciência. A metodologia adotada foi a quanti-qualitativa e o instrumento de coleta um questionário. Participaram da pesquisa seis discentes, sendo quatro deles pertencentes ao 8º período dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Sinop, e os outros dois pertencentes ao 8º período do curso de Licenciatura em Matemática Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Cuiabá. O trabalho destaca que reconhecer a ciência relacionada ao contexto social e as especificidades metodológicas de cada área do conhecimento, é uma temática de suma importância e demanda a necessidade de discussões nos cursos de formação de professores. Principalmente com a inserção mais leituras e reflexões advindas de veículos de divulgação científicas especializadas da área de ensino de Matemática. Evidenciou que os licenciandos não têm uma ideia clara sobre o que é ciência e a concebem como algo desvinculado da vida cotidiana Contudo é perceptível a importância da participação por parte dos alunos em programas de iniciação cientifica frente a construção de suas visões de ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nerio Aparecido Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Estatística - Universidade Federal do Paraná (2004), Especialização em Técnologia da Informação - Universidade Federal do Paraná (2007), Mestrado em Engenharia Agronômica - Universidade Federal do Paraná (2008) e Doutor pela Universidade Federal do Mato Grosso - REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - REAMEC (2016). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Rondônia do Departamento de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Mineração de Dados, Planejamento e Experimentos, Análise Regressão e Correlação voltados para áreas industriais, agrícolas, fisioterapicas, ciências do solo, biológicas e médica. Bem como experiência em métodos de análises de registros e validação de resultados de pesquisas com abordagem quali-quantitativa.

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006), Mestrado em Matemática pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2010) Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (2016) pela Rede Amazônica de Educação Em Ciências e Matemática (REAMEC) do polo da UFMT/Cuiabá. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus universitário de Sinop/MT, atuando também como professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) na linha de pesquisa Ensino de Matemática. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática ? NIPECeM.

Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) - Polo Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas e professora da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Pós- Graduada em Educação Inclusiva pela FACIMED- Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal e em Metodologia do Ensino Superior pela FAROL- Faculdade de Rolim de Moura.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

CARDOSO, N. A.; TREVISAN, E. P.; ULIANA, M. R. O QUE É CIÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE DOIS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFMT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 3, n. 1, p. 127–143, 2015. DOI: 10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p127-143.i5311. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5311. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)