ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO AEE EM JI-PARANÁ (RO)
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.15147Palavras-chave:
AEE, Deficiência intelectual, Formação continuada, Educação matemáticaResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições educacionais produzidas em uma formação continuada em matemática para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Ji-Paraná (RO). Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, do tipo interventiva, desenvolvida entre setembro e outubro de 2021, norteada pela seguinte questão: Quais as contribuições educacionais de uma formação continuada para os professores do AEE que dão suporte ao professor do ensino regular para o desenvolvimento do pensamento, habilidades matemáticas e capacidade interpretativa dos estudantes com Deficiência Intelectual (DI)? O processo investigativo/formativo ocorreu em três etapas - diagnóstica, interventiva e avaliativa -, com a participação de quatro professoras do AEE. Como instrumentos para a produção/coleta de dados foram utilizados: questionários, entrevista semiestruturada e coletiva e a observação participante. Os dados foram analisados e entrelaçados com as normativas e legislações nacionais e internacionais e autores que tratam sobre a educação inclusiva e educação matemática no processo de ensino e aprendizagem do estudante com DI. A análise evidenciou que a formação continuada desenvolvida atendeu aos objetivos iniciais propostos na etapa diagnóstica. As professoras participantes se envolveram e cooperaram ativamente na formação, deixando transparecer que as atividades desenvolvidas na intervenção contribuíram para um novo pensar pedagógico, a fim de promover o ensino de matemática para o estudante com deficiência, em especial daqueles com DI.
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