ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO AEE EM JI-PARANÁ (RO)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15147

Palavras-chave:

AEE, Deficiência intelectual, Formação continuada, Educação matemática

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições educacionais produzidas em uma formação continuada em matemática para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Ji-Paraná (RO). Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, do tipo interventiva, desenvolvida entre setembro e outubro de 2021, norteada pela seguinte questão: Quais as contribuições educacionais de uma formação continuada para os professores do AEE que dão suporte ao professor do ensino regular para o desenvolvimento do pensamento, habilidades matemáticas e capacidade interpretativa dos estudantes com Deficiência Intelectual (DI)? O processo investigativo/formativo ocorreu em três etapas - diagnóstica, interventiva e avaliativa -, com a participação de quatro professoras do AEE. Como instrumentos para a produção/coleta de dados foram utilizados: questionários, entrevista semiestruturada e coletiva e a observação participante. Os dados foram analisados e entrelaçados com as normativas e legislações nacionais e internacionais e autores que tratam sobre a educação inclusiva e educação matemática no processo de ensino e aprendizagem do estudante com DI. A análise evidenciou que a formação continuada desenvolvida atendeu aos objetivos iniciais propostos na etapa diagnóstica. As professoras participantes se envolveram e cooperaram ativamente na formação, deixando transparecer que as atividades desenvolvidas na intervenção contribuíram para um novo pensar pedagógico, a fim de promover o ensino de matemática para o estudante com deficiência, em especial daqueles com DI.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Correa de Souza, Supervisora Escolar na Rede municipal de Educação de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1999). É supervisora Escolar do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo em Ji-Paraná. Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial; Especialização em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização em Libras. Experiência na formação de professores para Educação Inclusiva e Diversidade. Atuou na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado. Experiência na Educação de estudantes surdos, na formação de cuidadores para o atendimento do estudante com graves comprometimentos. Atuou como orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e formadora da BNCC. Foi presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Membro do Conselho Municipal de Educação de Ji-Paraná.

Marcia Rosa Uliana , Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) (2015) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas (2013). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005), professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística, do Mestrado em Educação Matemática (PPGEM) e do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) ofertado pela Universidade Federal de Rondônia. Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI) e do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM). Atua desenvolvendo pesquisa nas seguintes temáticas: Formação de professores que ensinam Matemática; Educação Inclusiva; Educação especial; e o Processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática para estudante com deficiência.

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

SOUZA, M. C. C. de .; ULIANA , M. R. . ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO AEE EM JI-PARANÁ (RO) . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23060, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15147. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15147. Acesso em: 27 abr. 2024.

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