A TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19515


Palavras-chave:

Formação de professores, Amazônia, (Auto)narrativa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as trajetórias pessoal e profissional de uma professora de Matemática formada e formadora no contexto da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa, cujo objeto de análise é a (auto) narrativa de uma professora de Matemática que iniciou sua vida escolar na década de 80 do século XX, no estado de Rondônia e hoje é professora de Matemática da única universidade pública desse Estado. O texto da (auto) narrativa foi organizado em oito episódios que permeiam aspectos da vida pessoal e profissional da autora e que se fundem na sua identidade docente. Além de apresentar a subjetividade do olhar da estudante que se tornou professora-pesquisadora, contém aspectos do contexto educacional amazônico associados a uma crítica reflexiva que podem colaborar para reflexões acerca da criação de políticas para a melhoria da formação de professores na/para a Amazônia e, consequentemente, da qualidade de ensino nesta porção territorial. Ficou evidente nas reflexões que as vivências ao longo da vida do professor e suas experiências no processo formativo são decisivas para moldar sua identidade docente e possibilitar, por intermédio delas, que esse profissional conduza/oriente sua prática docente.

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Biografia do Autor

  • Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

    O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as trajetórias pessoal e profissional de uma professora de Matemática formada e formadora no contexto da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa, cujo objeto de análise é a (auto) narrativa de uma professora de Matemática que iniciou sua vida escolar na década de 80 do século XX, no estado de Rondônia e hoje é professora de Matemática da única universidade pública desse Estado. O texto da (auto) narrativa foi organizado em oito episódios que permeiam aspectos da vida pessoal e profissional da autora e que se fundem na sua identidade docente. Além de apresentar a subjetividade do olhar da estudante que se tornou professora-pesquisadora, contém aspectos do contexto educacional amazônico associados a uma crítica reflexiva que podem colaborar para reflexões acerca da criação de políticas para a melhoria da formação de professores na/para a Amazônia e, consequentemente, da qualidade de ensino nesta porção territorial. Ficou evidente nas reflexões que as vivências ao longo da vida do professor e suas experiências no processo formativo são decisivas para moldar sua identidade docente e possibilitar, por intermédio delas, que esse profissional conduza/oriente sua prática docente.

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

ULIANA, Marcia Rosa. A TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA AMAZÔNIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25013, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19515. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19515. Acesso em: 5 dez. 2025.

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