UMA ANÁLISE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM JI-PARANÁ/RO E A ATUAÇÃO DOS EGRESSOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12667

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Egressos, Formação de Professores, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma construção histórica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, complementada pela análise descritiva do perfil e da atuação profissional dos seus egressos. Trata-se de um estudo que foi desenvolvido sob os aspectos teórico-metodológicos da História da Educação Matemática, buscando responder à questão cerne: passadas três décadas da criação da Licenciatura em Matemática da UNIR em Ji-Paraná, como ocorreu sua trajetória histórica e como estão atuando seus egressos? Foram eleitas e analisadas as seguintes fontes de dados: Projetos Políticos do curso, arquivos da secretaria do curso, currículo lattes dos egressos e publicações científicas acerca do curso pesquisado. Ficou evidente que o curso, ao longo dos seus 32 anos, passou por diversas rupturas, tendo contribuído significativamente para a Educação Matemática no Estado de Rondônia e região. Ademais, tem conseguido formar um quantitativo de professores por turma superior à média nacional, mas não tem conseguido preencher as vagas do seu processo seletivo discente, bem como uma quantidade considerável dos egressos não atua como docente.

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Biografia do Autor

Marlos Gomes de Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (1988). Pós-Graduado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutor em Educação em Ciências e Matemática, UFMT (2014). Professor Associado III da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Docente do Mestrado em Educação Matemática da UNIR em Ji-Paraná-RO. Coordenador da linha de pesquisa em História da Educação Matemática do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática - GROEPEM. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, ensino-aprendizagem, História da Educação Matemática e Formação de Professores.

Márcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) - Polo Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) (2015) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas (2013). Especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) (2007) e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura ( FAROL) (2006) e Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística e do Mestrado em Educação Matemática ofertado pela Universidade Federal de Rondônia (PPGEM). Atual Coordenadora do PPGEM, Orientadora do Projeto Residência Pedagógica - Núcleo Matemática, Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI) e do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM. Atua desenvolvendo pesquisa nas seguintes temáticas: Formação de professores que ensinam Matemática; Educação Inclusiva; e o Processo de ensino-aprendizagem de Matemática para estudante com deficiência. 

Referências

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. G. de .; ULIANA, M. R. UMA ANÁLISE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM JI-PARANÁ/RO E A ATUAÇÃO DOS EGRESSOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21067, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12667. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12667. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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