UMA ANÁLISE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM JI-PARANÁ/RO E A ATUAÇÃO DOS EGRESSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12667


Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Egressos, Formação de Professores, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma construção histórica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, complementada pela análise descritiva do perfil e da atuação profissional dos seus egressos. Trata-se de um estudo que foi desenvolvido sob os aspectos teórico-metodológicos da História da Educação Matemática, buscando responder à questão cerne: passadas três décadas da criação da Licenciatura em Matemática da UNIR em Ji-Paraná, como ocorreu sua trajetória histórica e como estão atuando seus egressos? Foram eleitas e analisadas as seguintes fontes de dados: Projetos Políticos do curso, arquivos da secretaria do curso, currículo lattes dos egressos e publicações científicas acerca do curso pesquisado. Ficou evidente que o curso, ao longo dos seus 32 anos, passou por diversas rupturas, tendo contribuído significativamente para a Educação Matemática no Estado de Rondônia e região. Ademais, tem conseguido formar um quantitativo de professores por turma superior à média nacional, mas não tem conseguido preencher as vagas do seu processo seletivo discente, bem como uma quantidade considerável dos egressos não atua como docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlos Gomes de Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

    Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (1988). Pós-Graduado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutor em Educação em Ciências e Matemática, UFMT (2014). Professor Associado III da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Docente do Mestrado em Educação Matemática da UNIR em Ji-Paraná-RO. Coordenador da linha de pesquisa em História da Educação Matemática do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática - GROEPEM. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, ensino-aprendizagem, História da Educação Matemática e Formação de Professores.

  • Márcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

    Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) - Polo Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) (2015) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas (2013). Especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) (2007) e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura ( FAROL) (2006) e Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística e do Mestrado em Educação Matemática ofertado pela Universidade Federal de Rondônia (PPGEM). Atual Coordenadora do PPGEM, Orientadora do Projeto Residência Pedagógica - Núcleo Matemática, Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI) e do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM. Atua desenvolvendo pesquisa nas seguintes temáticas: Formação de professores que ensinam Matemática; Educação Inclusiva; e o Processo de ensino-aprendizagem de Matemática para estudante com deficiência. 

Referências

ALBUQUERQUE, M. G. Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). 2014. 277 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208954. Acesso em: 15 maio 2021.

ANDRADE, J. M. V. Condição de trabalho e de formação do magistério: problemas e alternativas da licenciatura. In. ALMEIDA, M. D. M (org.). Licenciatura. Cidade: Natal -RN. Editora EDUFRN – Editora da UFRN, 2004. p. 11-24. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br. Acesso em: 10 jun. 2021.

ARTES, A.; RICOLDI, A. M. Mulheres e as carreiras de prestígio no ensino superior: o não lugar feminino. In: ITABORAÍ, N. R.; RICOLDI, A. M. (orgs.). Até onde caminhou a revolução de gênero no Brasil? Implicações demográficas e questões sociais. Belo Horizonte: Abep, 2016. p. 81-93.

BITTAR, M.; OLIVEIRA, A. B.; SANTOS, R. M.; BURIGATO, S. M. M. S. A Evasão em um curso de Matemática em 30 Anos. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Ibero-Americana, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2168. Acesso em: 20 abr. 2021.

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Parecer nº 1050/CFE de 30 de dezembro de 1987. Autoriza o funcionamento do Curso de Licenciatura curta em Ciências da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, nos Campi de Ji-Paraná e Vilhena. Brasília, 1 de dezembro de 1987.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Microdados do Censo da Educação Superior 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados. Acesso em: 5 maio 2021.

BRASIL. Portaria MEC nº 486, de 14 de maio de 2020. Reconhece cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Diário Oficial da União: seção1, Brasília, DF, n. 93, p. 409-411, 18 mai. 2020.

CAPES. GEOCAPES – Sistema de Informações Georreferenciadas. Brasília: CAPES, 2019.Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/#. Acesso em: 18 abr. 2021.

FIORENTINI, D. Alguns Modos e ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 4, p. 1-37,1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877. Acesso em: 1 jul. 2021.

GATTI, B. A. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Ministério da Educação, 2011.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem da população. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/ji-parana/panorama. Acesso em: 5 abr. 2021.

JI-PARANÁ. Normatização 001/DME/2010. Estabelece critérios de regulamentação para o desenvolvimento das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Ji-Paraná: UNIR, 2010.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. M.; IGLIORI, S. B. C.; D’AMBROSIO, U. A. Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 70-93, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300006

PEDROSO, E. R. L.; ALBUQUERQUE, M. G. de. Um panorama histórico das Licenciaturas em Matemática nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. e21003, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11345

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PINTO, C. L. DE C.; ALBUQUERQUE, M. G. DE; NEVES, L. A. Das Políticas Públicas educacionais globais às locais: um movimento cíclico presente na construção histórica dos Cursos Parcelados e PROHACAP em Rondônia (1990-2000). Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 18, p. 102 - 116, 1 jan. 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/103. Acesso em: 23 jul. 2021.

RUEZENNE, G. B. Os Cursos De Licenciatura em Matemática no Estado de Rondônia: um panorama histórico. 2012. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

UNIR. Universidade Federal de Rondônia. Aprova Programa Integrado de Qualidade Educacional (PIQUE). Resolução 071/CONSUN de 6 de maio de 1992. Cidade: Porto Velho. UNIR, 1992.

UNIR. Universidade Federal de Rondônia. Colegiado de Cursos da licenciatura em Matemática. Processo de Solicitação de Mudança de Curso. Protocolo Setorial nº 000062/94 de 19 de maio de 1994. Ji-Paraná: UNIR, 1994.

UNIR. Universidade Federal de Rondônia. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Ji-Paraná: UNIR, 2017.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, v. 8, n. 12, p. 22-50, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/160384/VALENTE%2c%20W %20-%20Oito%20temas%20em%20Hist%c3%b3ria%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20Matem%c3%a1tica.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 10 jun. 2021.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, v. 2, n. 2, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990. Acesso em: 8 abr. 2021.

Publicado

2021-09-02

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de; ULIANA, Márcia Rosa. UMA ANÁLISE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM JI-PARANÁ/RO E A ATUAÇÃO DOS EGRESSOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 2, p. e21067, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12667. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12667. Acesso em: 16 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)