FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM RONDÔNIA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p127-145.i8511

Palavras-chave:

Deficiência visual, Formação de professores de Matemática, Inclusão, Disciplina/curso.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar como uma disciplina/curso de formação para futuros professores de Matemática, centrada em estratégias de ensino a estudantes com deficiência visual, pode contribuir para a preparação docente tendo em vista a promoção do ensino inclusivo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida na abordagem qualitativa que teve como participantes 20 licenciados em Matemática. O processo formativo/investigativo aconteceu na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus da cidade de Ji-Paraná, e consiste num curso de formação de 40 horas. Foram utilizados questionários, vídeos-gravação e narrativas/casos de ensino para produzir/coletar dados junto aos participantes. Os dados produzidos/coletados durante as ações revelaram que a disciplina/curso gerou múltiplas e significativas contribuições, principalmente aos saberes docentes para a promoção de um ensino inclusivo para estudantes com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Marcia Rosa Uliana, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) - Polo Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas e professora da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Pós- Graduada em Educação Inclusiva pela FACIMED- Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal e em Metodologia do Ensino Superior pela FAROL- Faculdade de Rolim de Moura.

Gerson de Souza Mól, Universidade de Brasilia

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Universidade de Brasília ? UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro ? Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na REAMEC e no PPGECM ? UEM. Parecerista de revistas científicas. Consultor da Capes, CNPq e agências de fomento. Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química ? SBEnQ. Um dos autores do livro didático Química Cidadã. Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva com foco no Ensino de Ciências.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

ULIANA, M. R.; MÓL, G. de S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM RONDÔNIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 2, p. 127–145, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p127-145.i8511. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8511. Acesso em: 25 nov. 2024.

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