PESQUISA ETNOMATEMÁTICA: MÉTODOS E TÉCNICAS PARA UMA CONSTRUÇÃO SOCIOETNOCULTURALISTA

Autores

  • Edilberto F. Syryczyk edilberto_fs@yahoo.com.br

DOI:

10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p73-87.i5289

Palavras-chave:

Tendências pedagógicas, Etnomatemática, Métodos de pesquisa, Técnicas de pesquisa, Construção metodológica.

Resumo

Buscamos neste trabalho desenvolver um caminho metodológico que nos propiciasse uma compreensão maior sobre etnociência. De posse de tal conceito podemos apresentar ao leitor um caminho metodológico que inicia-se em 1900 com a tendência pedagógica formalista clássica, discutimos a partir daí a empírico-ativista, a formalista moderna, tecnicista, construtivista e etnoculturalista, na perspectiva de identificar o melhor caminho metodológico a ser trilhado em uma pesquisa Etnomatemática. Procedemos em seguida a construção do modelo de pesquisa apresentando os métodos de pesquisa mais usuais em estudos etno como o observacional, o fenomenológico, o etnográfico e o social-construtivista ou mesmo a pesquisa-ação ressaltando suas vantagens. Na sequência, apresentamos as principais técnicas de pesquisa para estudos etno como a observação Assistemática, Sistemática, a Participante e a não Participante. Propomos ao final um caminho metodológico que acreditamos ser o mais adequado para estudos desta natureza.

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

SYRYCZYK, E. F. PESQUISA ETNOMATEMÁTICA: MÉTODOS E TÉCNICAS PARA UMA CONSTRUÇÃO SOCIOETNOCULTURALISTA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 1, n. 1, p. 73–87, 2013. DOI: 10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p73-87.i5289. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5289. Acesso em: 4 nov. 2024.