LIMITAÇÕES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DA REDE PUBLICA ESTADUAL DE COLORADO DO OESTE NO USO DA METODOLOGIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p115-126.i5310


Palabras clave:

Biologia, Aulas Práticas, Aprendizagem, Ensino.

Resumen

Este trabalho é fruto de constantes observações acerca da reação dos discentes a respeito de aulas práticas realizadas no período de estagio supervisionado. Conta com um delineamento metodológico de estudo de caso onde foi aplicado um questionário de composição mista a todos os docentes de biologia das escolas estaduais de nível médio de Colorado do Oeste num total de quatro profissionais, contou também com o levantamento documental sobre o projeto do curso e os planejamentos anuais dos professores. Conclui-se ao final que a possibilidade da utilização de aulas práticas neste nível de ensino potencializa o aprendizado, tornando-o mais eficaz e integrado a realidade apesar da infraestrutura física básica ou precária utilizada para sua realização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Odair Antonio Barbizan, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Fundação Regional Integrada - Campus de Erechim (2006), mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e doutorado em Nanociências e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professor de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em genética, microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de biologia, meio ambiente, ensino de ciências e educação ambiental.

Publicado

2015-12-30

Cómo citar

SILVA, Cristiane da; BARBIZAN, Odair Antonio; SYRYCZYK, Edilberto F. LIMITAÇÕES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DA REDE PUBLICA ESTADUAL DE COLORADO DO OESTE NO USO DA METODOLOGIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 3, n. 1, p. 115–126, 2015. DOI: 10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p115-126.i5310. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5310. Acesso em: 20 dec. 2025.