ENTRE PROPÓSITOS E CONCEITOS: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.11782

Palavras-chave:

CTSA, Objetivos Educacionais, Dimensões Conceituais, ENEBIO

Resumo

O uso de Questões Sociocientíficas (QSC) na educação em ciências tem aumentado nesta última década; entretanto aspectos pedagógicos, curriculares e do âmbito da formação de professores ainda tornam esta implantação um desafio. Neste trabalho analisamos propostas didáticas com o uso de QSC apresentadas nas sete edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (2012-2018) para: i) caracterizar a relação conceitual entre QSC e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) estabelecida nos trabalhos; ii) localizar as propostas didáticas nas diferentes correntes da Educação CTSA, e iii) caracterizar as dimensões conceituais das QSC abordadas. Por meio de análise de conteúdo do corpus selecionado, evidenciamos que a natureza das relações entre QSC e CTSA identificada é diversa e revela: i) indefinição do conceito de QSC no contexto de ensino; ii) que os objetivos educacionais se vincularam às correntes da Educação CTSA que pouco consideram aspectos éticos, morais e o engajamento dos estudantes em ações sociopolíticas; com isso iii) a relação entre ciência e tecnologia foi a única dimensão contemplada no conjunto das propostas. Por fim, apontamos aproximações e divergências entre a produção acadêmica e o planejamento didático com o uso de QSC e discutimos a necessidade de aprofundamento dos referenciais teóricos da área nas pesquisas e nos estudos que abordam QSC para contribuir com a construção adequada desse conceito e com a formação de professores no âmbito do ensino de biologia.

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Biografia do Autor

Maíra Batistoni e Silva, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da área de Ensino do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura (2003) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015) e Pós-Doutorado no Departamento do Ensino e Educação Comparada da FEUSP (2016-2018). Foi professora na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Diadema) no Setor de Educação (2016-2018) e professora de Ciências e Biologia da Escola de Aplicação da FEUSP (2005-2016). Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisa em Práticas Epistêmicas e Científicas - LaPPEC/IB-USP. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Fisiologia, Ensino de Ciências por Investigação, Práticas Científicas e Epistêmicas no Ensino de Ciências, Questões sociocientíficas no Ensino de Ciências.

Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2007), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Doutora em Educação - Educação em Ciências, pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal do Tocantins e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, Educação CTS e Questões Sociocientíficas.

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2018). Vencedora do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2017 - Área Ensino. Membra da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), do Conselho Deliberativo da Diretoria Regional 1 (SBEnBio/R1) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). É professora da área de Biologia na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (MT), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - SECITEC/MT, desde 2005. Pesquisadora colaboradora dos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ/UFSC) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (GEPEC/IFMT). Professora credenciada do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisas no campo dos estudos CTS/CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). Coordena projeto de pesquisa sobre abordagens de questões sociocientíficas articuladas à Educação Profissional, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), período 2018-2021. 

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Publicado

2021-08-22

Como Citar

SILVA, M. B. e; SILVA, K. M. A. e; SOUZA, L. C. A. B. ENTRE PROPÓSITOS E CONCEITOS: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21051, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11782. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11782. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências