UM PERFIL CIENCIOMÉTRICO SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ)
DOI:
10.26571/reamec.v9i1.11651Palavras-chave:
Questões Sociocientíficas, Cienciometria, ENEQResumo
O presente trabalho, parte de pesquisa mais ampla em nível mestrado, tem como objetivo traçar um perfil cienciométrico sobre a utilização de Questões Sociocientíficas no ensino de Química, considerando os trabalhos publicados nos anais das cinco edições do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), entre os anos de 2010 e 2018. Para isso, definimos inicialmente como descritores os termos “questões sociocientíficas”, “temas sociocientíficos”, “aspectos sociocientíficos”, “abordagem sociocientífica” e “temas polêmicos”, quando presentes nos títulos e nas palavras-chave dos trabalhos. Foram encontrados e analisados 26, considerando indicadores gerais, de conteúdo, de autoria e de referência. A partir dos resultados, percebemos um crescimento anual nos estudos sobre as questões sociocientíficas, uma consistente relação entre as principais palavras presentes nos títulos e as palavras-chave mais frequentes, uma média entre 2 e 3 autores por trabalho e uma maior ocorrência de artigos publicados em periódicos e livros entre as referências. Acreditamos na importância de estudos de natureza cienciométrica para compreensão da produção científica, sendo esse estudo importante e relevante para compreender a dinâmica da produção e publicação de pesquisas que envolvem as QSCs no ensino da Química.
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