UM PERFIL CIENCIOMÉTRICO SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11651

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Cienciometria, ENEQ

Resumo

O presente trabalho, parte de pesquisa mais ampla em nível mestrado, tem como objetivo traçar um perfil cienciométrico sobre a utilização de Questões Sociocientíficas no ensino de Química, considerando os trabalhos publicados nos anais das cinco edições do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), entre os anos de 2010 e 2018. Para isso, definimos inicialmente como descritores os termos “questões sociocientíficas”, “temas sociocientíficos”, “aspectos sociocientíficos”, “abordagem sociocientífica” e “temas polêmicos”, quando presentes nos títulos e nas palavras-chave dos trabalhos. Foram encontrados e analisados 26, considerando indicadores gerais, de conteúdo, de autoria e de referência. A partir dos resultados, percebemos um crescimento anual nos estudos sobre as questões sociocientíficas, uma consistente relação entre as principais palavras presentes nos títulos e as palavras-chave mais frequentes, uma média entre 2 e 3 autores por trabalho e uma maior ocorrência de artigos publicados em periódicos e livros entre as referências. Acreditamos na importância de estudos de natureza cienciométrica para compreensão da produção científica, sendo esse estudo importante e relevante para compreender a dinâmica da produção e publicação de pesquisas que envolvem as QSCs no ensino da Química.

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Biografia do Autor

Jéssica Vanessa Diniz da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente pesquisa sobre Perfil Conceitual e Questões Sociocientíficas.

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Me graduei licenciado em Química pela UFPE (2005) e depois peguei um "barro/macaxeira" para cursar o mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Comecei a ser professor em 2002, atuando em projetos, escolas, cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010 fui morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química na UAST/UFRPE. Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, sou professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PROFQUI (UFRPE), professor colaborador no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

SILVA, J. V. D. da; SIMÕES NETO, J. E. . UM PERFIL CIENCIOMÉTRICO SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21034, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11651. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11651. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências