UM PANORAMA HISTÓRICO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS ESTADOS DO AMAZONAS, PARÁ E RONDÔNIA
DOI:
10.26571/reamec.v9i1.11345Palavras-chave:
História da Educação Matemática. Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Região Norte.Resumo
Este estudo é fruto de uma das pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM), na linha de História da Educação Matemática (HEM). Teve por objetivo fazer um estudo acerca da trajetória histórica dos cursos presenciais de Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais dos três estados mais populosos do Norte Brasileiro: Amazonas, Pará e Rondônia. A questão cerne que orientou a pesquisa foi: de que maneira se constituiu a trajetória histórica dos cursos presenciais de Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais dos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia? O principal instrumento de análise foi o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em vigência de cada instituição, caracterizando, assim, uma investigação em HEM com análise documental. No tocante aos resultados, é possível inferir que os cursos pesquisados são marcados por movimentos educacionais globais, que exerceram influências locais sobre a criação ou restruturação das licenciaturas. Dada a caracterização geográfica do Norte brasileiro, é possível afirmar, ainda, que as instituições cresceram como unidades multicampi a partir do projeto de interiorização, buscando atender as demandas emergentes da região.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALBUQUERQUE, M. G. Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). 2014. 276 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014.
ALBUQUERQUE, M. G; PINTO, C. L. C; NEVES, L. A. Uma Trajetória da Formação de Professores de Matemática, em Serviço, na Região Central de Rondônia (1992-2009): em busca de uma construção histórica. In: 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2016.
ALBUQUERQUE, M. G. de; FREITAS, J. L. M. de. Um olhar sobre a primeira década da formação de professores em Rondônia (1973-1983): espaço formativo construído pela circulação de diferentes IES Federais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 5-23, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p5-23.i5314.
BLOCH, M. L. B. Apologia da história ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei n° 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 3 mar. 2019.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DALCIN, A. Cotidiano e práticas salesianas no ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história. 2008. 307 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, 2008.
DE CERTEAU, M. L’Écriture de I’histoire. (A escrita da história). Paris: Galimard, 1975.
FREIRE, P. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2000.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. de. Elementos de história da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GOMES, M. L. M. Os 80 anos do primeiro curso de Matemática brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 424-438, 2016.
GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática da UFPA. 2000. 206 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
LOPES, E. M. T. et al. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PROST, A. Doze lições sobre a história / Antoine Prost; [tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira]. - Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RUEZENNE, G. B. Os Cursos de Licenciatura em Matemática no Estado de Rondônia: um panorama histórico. 2012. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, jul. 2009.
UFAM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Manaus: UFAM, 2011. Disponível em: http://icedf.ufam.edu.br/attachments/article/34/PPCBachareladoem%20F%C3%ADsica.compressed.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.
UFAM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Manaus: 2018.
UFPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Abaetetuba: UFPA, 2008. Acesso em: https://campusbraganca.ufpa.br/arquivos/PPC%27s/PPC%20Matem%C3%A1tica%202018.pdf. Acesso em: 7 jun.2018.
UFPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Castanhal: UFPA, 2010. Disponível em: http://facmatcastanhal.ufpa.br/wp-content/uploads/DocumentosFacmat/PPC_FACMAT_UFPA_ProjetoPedagogico_2018.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
UNIR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Porto Velho: UNIR, 2015, 09p. Disponível em: http://www.dmat.unir.br/uploads/20532286/arquivos/PPC_FINAL3.pdf. Acesso em 2 abr. 2018.
UNIR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Ji-Paraná: UNIR, 2016. Disponível em: http://www.dmejp.unir.br/uploads/96470485/arquivos/Projeto_pedagogico_2017_licenciatura_em_matematica_2128929211.pdf. Acesso em: 2 abr. 2018.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, História e Educação Matemática. Natal, ano 8, n. 12, p. 22-50, jan./ jun. 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elianai Rodrigues Lima Pedroso, Marlos Gomes de Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.