FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9725

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Conceito Espontâneo. Conceito Científico.

Resumo

É importante entender que o processo de formação de conceitos científicos é extremamente relevante para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, uma vez que os conhecimentos existentes em sua estrutura cognitiva será a base para novos conceitos. Este trabalho tem como objetivo compreender como os conceitos espontâneos contribuem para a formação de conceitos científicos usando o tema dos vegetais. A pesquisa é do tipo qualitativo. Utilizamos as técnicas de observação participante e roda de conversa. Foram registradas as falas e as ações dos estudantes. A pesquisa realizou-se em uma escola ribeirinha no município de Parintins-AM, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos evidenciaram que os conceitos espontâneos dos estudantes contribuíram para a compreensão dos conceitos científicos apresentados na roda de conversa. Além dos avanços conceituais, este trabalho reflete sobre o uso de estratégias didáticas que podem incentivar os alunos a pensar e analisar o mundo em que vivem, a fim de entender os problemas em seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Lindalva Sâmela Jacaúna de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Ana Paula Melo Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).Parintins, Amazonas, Brasil.

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

OLIVEIRA, L. S. J. de; FONSECA, A. P. M.; TERÁN, A. F. FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 43–54, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9725. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9725. Acesso em: 29 mar. 2024.

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