CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DE PROFESSOR DE BIOLOGIA MOBILIZADOS EM UMA AULA PRÁTICA SOBRE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9747

Palavras-chave:

Conhecimento Especializado de Professor. BTSK. Biologia. Interações Ecológicas.

Resumo

Uma das implicações acerca dos conhecimentos de professores está em como conduzir aos mesmos, em formação, a integração destes conhecimentos dentro de sua própria prática. Nesse cenário, tem havido um movimento de especialização do conhecimento docente, que se distancia do foco generalista e enfatiza as peculiaridades existentes no ensino das diferentes disciplinas. Para tanto, nosso objetivo é caracterizar o conhecimento especializado mobilizado por professores de Biologia em um relato de aula sobre interações ecológicas utilizando o modelo teórico, Biology Teacher's Specialized Knowledge (BTSK) por meio de uma metodologia descritivo-bibliográfica. Com isso, nossos resultados sugerem que nossa práxis docente deve permear entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos do conteúdo, caracterizados pelos conhecimentos especializados de professores de Biologia mobilizados durante uma aula prática experimental no Ensino Médio sobre Interações Ecológicas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Marques, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Formada em Ciências Biológicas, Pós-graduação lato sensu em Gestão, Auditoria, Perícia e Educação Ambiental e em Direito Agrário e Ambiental, Mestranda em Ensino IFMT/UNIC.

Referências

ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BEGON, M.; COLIN R.; TOWNSENDE, J.; HASPER L..Tradução Adriano Sanches Ecologia de Indivíduos a Ecossistemas. 4ª Edição. Artmed Editora. Porto Alegre, 2007.

BOGDAN, R. C.; BIRTEN, S. K. Qualitative research for education; an introduction for to theory and methods. Boston, .Allyn and Bacon, p. 27-30, 1982.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (Comp.). Censo escolar da educação básica 2016: Notas estatísticas. Brasília. p 29. 2017.

CARRILLO, J., CLIMENT, N., CONTREARAS, L.C., MONTES, M.A., ESCURO-ÁVILA, D.; FLORES-MEDRANO, E. (Eds.). Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

CARRILLO, J., CLIMENT, N., MONTES, M., CONTRERAS, L.C., FLORES-MEDRANO, E., ESCUDERO-ÁVILA, D., VASCO, D., ROJAS, N., FLORES, P., AGUILAR-GONZÁLEZ, A., RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, M.C. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, 236-253, 2018.

CARVALHO, A. M. P. Reformas nas licenciaturas: a necessidade de uma mudança curricular. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, n. 54, p. 51-64, 1993.

CHERATO, J. T. Relações Ecológicas entre es Seres Vivos: da Teoria à Prática. Produção Didático Pedagógica desenvolvida ao programa de Desenvolvimento Educacional –PDE - SEED/PR, Universidade Estadual do Centro– Oeste do Paraná / UNICENTRO. Paraná, v. 2, 2014.

DAMASCENO, I. T.; GUIMARÃES, M. S.; PEREIRA, N. A.; ALMEIDA, O. da S. Abordagem do Conteúdo Interações Ecológicas no Contexto do PIBID: utilizando uma atividade prática como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. In: Seminário GEPRÁXIS VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2017, Vitótia da Conquista, BA. Anais... Seminário GEPRÁXIS, Vitótia da Conquista, BA 6 (6), 1661-1672, 2017. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/issue/current. Acesso em 05 de Dezembro de 2019.

FLORES-MEDRANO, E; ESCUDERO-ÁVILA, D. I; MONTES, M; AGUILAR, A; CARRILLO, J. Nuestra Modelación del Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas, el MTSK. In: CARRILLO, J. et al. (Org.). Un Marco teórico para el Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, p. 70–92, 2014.

FLORES-MENDRANO, E. Una profundización en la conceptualización de elementos del modelo de Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (MTSK). 2015. Tesis doctoral. Univesidad de Huelva, Espanha.

FURLANI, J. A Formação do Professor de Biologia no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: uma contribuição à reflexão. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, 1993.

GOES, L F. de. Conhecimento Pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) Universidade de São Paulo - USP, São Paulo.

KILPATRICK, J.; SPANGLER, D. A. Educating Future Mathematics Education Professors. Handbook of International Research in Mathematics Education, p. 297, 2015.

LIMA, S. S, COSTA, L. D., SOARES, S. T. C, SILVA FILHO, V. P., MORIEL JUNIOR, J. G. e MELLO, G. J. Análise de PaP-eRs como primeira aproximação metodológica para configurar o modelo de conhecimento especializado de professores de física (PTSK). In: Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente – Residência Docente: Paradigma de Integração Teoria-Prática, n. 3, p. 1-5, 2017.

LIMA, S. S. Conhecimento Especializado de Professores de Física: Uma proposta de Modelo Teórico. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-graduação em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá.

LUÍS, M. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia. 2015. Tese (Doutorado). Univesidad de Huelva, Espanha (Documento Inédito).

LOUGHRAN, J., MILORY, P., BERRY, A., GUNSTONE, R. e MULHALL, P. Documenting science teachers' pedagogical content knowledge through PaP-eRs. Research in Science Education, v. 31, n. 2, p. 289-307, 2001.

MARQUES, M.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: uma Análise de Pap-eR sobre Embriologia Humana. In: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Huelva: CGSE. 2019.

MARQUES, M. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: análise de relatos de prática no Ensino Médio. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-graduação em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, (Documento Inédito).

MORIEL JUNIOR, J. G.; ALENCAR, A. P. Conhecimento especializado para ensinar Cálculo: um panorama da produção do COBENGE 2012-2017. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 7687-7702, 2019.

MORIEL JUNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D. Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 126-133, 2017.

QUESADO, L. B. Interações Ecológicas nos Livros Didáticos do Ensino Médio.2009. p. 114. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Monografia em Ciências Biológicas). Rio de Janeiro.

RODRIGUES, M. da C. C; REALI, A. M. de M. R. Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 22, n. 50, p. 643-663, 2013.

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

______. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

SOARES, S. T. C. Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK: Proposta de Modelo Teórico. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

MARQUES, M.; MORIEL JUNIOR, J. G. CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DE PROFESSOR DE BIOLOGIA MOBILIZADOS EM UMA AULA PRÁTICA SOBRE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 253-271, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9747. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9747. Acesso em: 25 set. 2020.