CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS MOBILIZADOS EM UMA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA SOBRE CITOLOGIA VEGETAL
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12491Palavras-chave:
Conhecimento Especializado, Biologia, Citologia Vegetal, Aula Prática, BTSKResumo
Um dos conceitos base da Biologia é a citologia, que embora tenha significativa importância na área, traz consigo obstáculos epistemológicos no ensino da mesma, devido à complexidade e abstração ao qual o conceito é trabalhado, dificultando a compreensão dos estudantes, principalmente pelas limitações metodológicas. Em 2015, foi proposto a partir do modelo teórico de Conhecimento Especializado de Professores de Matemática – MTSK, um modelo teórico capaz de descrever o Conhecimento Especializado de Professores de Biologia – BTSK, que engloba conhecimentos tanto da Biologia pura como o conhecimento pedagógico referente a determinado conteúdo, de modo que haja conexão dos conhecimentos para o professor de biologia trabalhar determinado conceito. Neste presente estudo, o BTSK foi aplicado como ferramenta analítica para caracterização dos conhecimentos especializados mobilizados durante uma aula prática de Citologia Vegetal. O resultado foi uma visão integradora de conexões entre os conhecimentos especializados quando utiliza-se de metodologias diversificadas e escolhas de materiais didáticos adequados ao tema trabalhado, de modo que se tenha um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem sobre Citologia Vegetal.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALBERTS, B. Biologia Molecular da Célula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BEGON, M.; COLIN R.; TOWNSENDE, J.; HASPER L..Tradução Adriano Sanches Ecologia de Indivíduos a Ecossistemas. 4ª Edição. Artmed Editora. Porto Alegre, 2007.
BOGDAN, R. C.; BIRTEN, S. K. Qualitative research for education; an introduction for to theory and methods. Boston, .Allyn and Bacon, p. 27-30, 1982.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (Comp.). Censo escolar da educação básica 2016: Notas estatísticas. Brasília. p 29. 2017.
CARRILLO, J., CLIMENT, N., CONTREARAS, L.C., MONTES, M.A., ESCURO-ÁVILA, D.; FLORES-MEDRANO, E. (Eds.). Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.
CARRILLO, J., CLIMENT, N., MONTES, M., CONTRERAS, L.C., FLORES-MEDRANO, E., ESCUDERO-ÁVILA, D., VASCO, D., ROJAS, N., FLORES, P., AGUILAR-GONZÁLEZ, A., RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, M.C. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, 236-253, 2018.
CARVALHO, A. M. P. Reformas nas licenciaturas: a necessidade de uma mudança curricular. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, n. 54, p. 51-64, 1993.
CHERATO, J. T. Relações Ecológicas entre es Seres Vivos: da Teoria à Prática. Produção Didático Pedagógica desenvolvida ao programa de Desenvolvimento Educacional –PDE - SEED/PR, Universidade Estadual do Centro– Oeste do Paraná / UNICENTRO. Paraná, v. 2, 2014.
DAMASCENO, I. T.; GUIMARÃES, M. S.; PEREIRA, N. A.; ALMEIDA, O. da S. Abordagem do Conteúdo Interações Ecológicas no Contexto do PIBID: utilizando uma atividade prática como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. In: Seminário GEPRÁXIS VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2017, Vitótia da Conquista, BA. Anais... Seminário GEPRÁXIS, Vitótia da Conquista, BA 6 (6), 1661-1672, 2017. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/7318/7095. Acesso em 05 out. 2019.
FLORES-MEDRANO, E; ESCUDERO-ÁVILA, D. I; MONTES, M; AGUILAR, A; CARRILLO, J. Nuestra Modelación del Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas, el MTSK. In: CARRILLO, J. et al. (Org.). Un Marco teórico para el Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, p. 70–92, 2014.
FLORES-MENDRANO, E. Una profundización en la conceptualización de elementos del modelo de Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (MTSK). 2015. Tesis doctoral. Univesidad de Huelva, Espanha.
FURLANI, J. A Formação do Professor de Biologia no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: uma contribuição à reflexão. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, 1993. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75986. Acesso em 06 out. de 2021.
GOES, L F. de. Conhecimento Pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) Universidade de São Paulo - USP, São Paulo. 10.11606/D.81.2014.tde-30042015-154835
KILPATRICK, J.; SPANGLER, D. A. Educating Future Mathematics Education Professors. Handbook of International Research in Mathematics Education, p. 297, 2015.
KRIPPENDORFF, K. (1990) Metodologia de análisis de contenido. Teoría y práctica. Barclona: Paidós.
LIMA, S. S, COSTA, L. D., SOARES, S. T. C, SILVA FILHO, V. P., MORIEL JUNIOR, J. G. e MELLO, G. J. Análise de PaP-eRs como primeira aproximação metodológica para configurar o modelo de conhecimento especializado de professores de física (PTSK). In: Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente – Residência Docente: Paradigma de Integração Teoria-Prática, n. 3, p. 1-5, 2017.
LIMA, S. S. Conhecimento Especializado de Professores de Física: Uma proposta de Modelo Teórico. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-graduação em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá.
LUÍS, M. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia. 2015. Tese (Doutorado). Univesidad de Huelva, Espanha (Documento Inédito).
LOUGHRAN, J., MILORY, P., BERRY, A., GUNSTONE, R. e MULHALL, P. Documenting science teachers' pedagogical content knowledge through PaP-eRs. Research in Science Education, v. 31, n. 2, p. 289-307, 2001.
MARQUES, M.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: uma Análise de Pap-eR sobre Embriologia Humana. In: CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. Huelva: CGSE. 2019.
MARQUES, M. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: análise de relatos de prática no Ensino Médio. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-graduação em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, (Documento Inédito).
MORIEL JUNIOR, J. G.; ALENCAR, A. P. Conhecimento especializado para ensinar Cálculo: um panorama da produção do COBENGE 2012-2017. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 7687-7702, 2019. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-010
MORIEL JUNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D. Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 126-133, 2017.
QUESADO, L. B. Interações Ecológicas nos Livros Didáticos do Ensino Médio.2009. p. 114. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Monografia em Ciências Biológicas). Rio de Janeiro.
RODRIGUES, M. da C. C; REALI, A. M. de M. R. Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 22, n. 50, p. 643-663, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236. Acesso em 06 out. 2021.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
______. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
SOARES, S. T. C. Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK: Proposta de Modelo Teórico. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcela Marques, Susel Tais Soares, Jeferson Moriel Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.