CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS MOBILIZADOS EM UMA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA SOBRE CITOLOGIA VEGETAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12491

Palavras-chave:

Conhecimento Especializado, Biologia, Citologia Vegetal, Aula Prática, BTSK

Resumo

Um dos conceitos base da Biologia é a citologia, que embora tenha significativa importância na área, traz consigo obstáculos epistemológicos no ensino da mesma, devido à complexidade e abstração ao qual o conceito é trabalhado, dificultando a compreensão dos estudantes, principalmente pelas limitações metodológicas. Em 2015, foi proposto a partir do modelo teórico de Conhecimento Especializado de Professores de Matemática – MTSK, um modelo teórico capaz de descrever o Conhecimento Especializado de Professores de Biologia – BTSK, que engloba conhecimentos tanto da Biologia pura como o conhecimento pedagógico referente a determinado conteúdo, de modo que haja conexão dos conhecimentos para o professor de biologia trabalhar determinado conceito. Neste presente estudo, o BTSK foi aplicado como ferramenta analítica para caracterização dos conhecimentos especializados mobilizados durante uma aula prática de Citologia Vegetal. O resultado foi uma visão integradora de conexões entre os conhecimentos especializados quando utiliza-se de metodologias diversificadas e escolhas de materiais didáticos adequados ao tema trabalhado, de modo que se tenha um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem sobre Citologia Vegetal.

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Biografia do Autor

Marcela Marques, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina-Muriaé, MG, no ano de 2007. Pós-graduação Lato sensu em Gestão, Auditoria, Perícia Judicial Ambiental; e em Direito Agrário e Ambiental. Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Pesquisadora do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group / Grupo de Pesquisa Conhecimento Especializado de Professores; Experiência em docência da Educação Básica de Ciências e Biologia; Ensino Superior e em Pós-Graduação em Docência do Ensino Médio. Membro representante no Brasil do grupo de pesquisa de Educação Ambiental Animals ?Я? Us: Egomorphism in/for Science and Environmental Education. Experiência profissional em Licenciamento Ambiental; Coordenação e Elaboração de Programas Ambientais; Projeto de Reabilitação, Monitoramento e Soltura de Animais Silvestres; Monitoramento e Resgate de Fauna e Flora de Empreendimentos; Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro; Projeto Socioambiental; Consultoria Ambiental e Coordenação de Equipe. Professora de Biologia da Secretária Estadual de Educação de Maro Grosso.

Susel Tais Soares, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), pesquisadora do TSK Group ? Teacher's Specialized Knowledge Research Group / Grupo de Pesquisa Conhecimento Especializado de Professores, Membro da Rede Iberoamericana MTSK ? Universidad de Huelva/Espanha com projeto sobre Conhecimento Especializado de Professores de Química, doutoranda na Universidade de Huelva, mestra em Ensino pelo IFMT, especialista em Gestão Pública pela UFMT, especialista em Perícia Criminal pela FAE e graduada em Química pela UNESP. Possui conhecimento na área Química com ênfase em: Análise Cromatográfica; Planejamento e Otimização de Experimentos; Laboratório de Pesquisa; Laboratório de Tecnologia Ambiental Atmosférica; Laboratório de Mini Cervejaria; Laboratório de Ensino; Laboratório de Manipulação de Cosméticos, Fitoterápicos e Homeopatia; Legislação de Matéria-prima para Fragrâncias e Aromas; Estudo Fitoquímico; Legislação de Transporte, Armazenamento, Meio Ambiente e Importação de Produtos Químicos, e; Ensino de Química. Possui experiência em multinacional como Química Responsável, como representante na Comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ABIFRA (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins), como coordenadora de curso e como professora do ensino técnico e superior. Atualmente docente das disciplinas Tecnologia de Bebidas, Operações Unitárias e Processos Industriais e termodinâmica, atuando nos cursos de Engenharia de Alimentos e Técnico em Química.

Jeferson Moriel Junior, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, PR) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT / REAMEC). Atuo como docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, fui Diretor de Pós-Graduação do IFMT na Reitoria e Coordenador da Agência de Inovação Tecnológica do IFMT. Como docente tenho experiência no ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado, com disciplinas de Matemática escolar, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo, Álgebra linear, Modelagem matemática, História da matemática, Tendências em Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias de pesquisa em Ensino. Atuo em dois programas de pós-graduação do IFMT: Mestrado acadêmico em Ensino (PPGEn) e Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já desenvolvi projeto de extensão sobre Educação Financeira. Desenvolvo pesquisa e inovação visando melhorias na Educação, com foco na área de Conhecimento especializado de professores que ensinam matemática. Meus projetos têm sido realizados no interior do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group (IFMT-CBA), apoiados pela Rede Iberoamericana de Investigadores MTSK (incluindo Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Equador, Peru e México), e têm resultado na produção em revistas científicas (indexadas em SCOPUS, JCR, Latindex, Capes, ANPEd, EBSCO, Mathematics Education, etc), em congressos nacionais e internacionais (SEIEM, CIBEM, CIEM, ENEM, SEMIEDU, etc), em livros, capítulos e outros produtos.

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Publicado

2021-10-07

Como Citar

MARQUES, M.; SOARES, S. T.; MORIEL JUNIOR, J. CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS MOBILIZADOS EM UMA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA SOBRE CITOLOGIA VEGETAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21080, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12491. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12491. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências