A LINGUAGEM MATEMÁTICA, A FILOSOFIA E A LÍNGUA PORTUGUESA: LUPAS SOBRE AS INCÓGNITAS

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p24-37.i5337

Palavras-chave:

Linguagem, Interdisciplinaridade, Matemática, Língua Portuguesa, Filosofia.

Resumo

A interdisciplinaridade é um desafio que surge entre os professores que tentam criar elos entre disciplinas. Em relação à disciplina Matemática, não é tarefa fácil para professores associar os conteúdos escolares a temas do cotidiano de um modo geral, muito em virtude da formação inadequada. Neste artigo tem-se como objetivo discutir a Matemática como linguagem e possibilidades de interação com a Língua Portuguesa e a Filosofia. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa bibliográfica, de cunho exploratório, por meio da análise comparativa dos diferentes significados atribuídos pelas três áreas em questão a determinados termos matemáticos, a saber: axioma, teorema, demonstração, arbitrário, e, ou, não, quantificação e implicação. Espera-se que os resultados contribuam para reforçar a importância da linguagem, do texto e do raciocínio lógico como possibilidades de interação entre Matemática, Língua Portuguesa e Filosofia, visando o desenvolvimento da literacia matemática por parte dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Castelino Roberto da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

Sou professor de Matemática desde 1989, formado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT - com Especialização em Metodologia para o Ensino de Matemática pela UFMT, Mestrando pela PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional , Mestre em Ciências da Educação e Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD). Trabalho com Matemática para o ensino fundamental, ensino médio e ensino pré-vestibular. Atualmente, professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT e Escola Estadual Presidente Médici de Cuiabá.

Lucy Ferreira Azevedo, Universidade de Cuiabá, Universidade de Cuiabá

Atualmente cursando Estágio Supervisionado em Pós-Doutorado, UNB-PÓSLIT, com o Prpf. Dr. Sidney Barbosa, possui Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica-SP, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.Cursos de Espacialização:Língua Portuguesa (OMEC) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (UFMT). Professora universitária há 24 anos (Letras, Pedagogia e Português Instrumental na Univ. de Cuiabá), Professora da escola fundamental por 17 anos e Encarregada de Sala de Leitura na Prefeitura Municipal de São Paulo, Professora da escola fundamental no ensino estadual de Mato Grosso e Técnica de Língua Portuguesa na Prefeitura de Cuiabá-MT.Coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Cuiabá e foi Vice-diretora da Educação da mesma universidade . Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso -FAPEMAT e vencedora do concurso da Secretaria Estadual de Cultura para publicação do livro que divulga a sua tese de doutorado . Cinco livros publicados:Lendo Lendas, As paixões em Manoel de Barros, As mulheres que a gente canta, Conta outra vez (SESI-MT) e a Retórica do Medo. Este último com o Grupo Era de pesquisa- PUC/São Paulo, com a próxima publicação de artigo completo no livro A Retórica do Riso ( no prelo). Bolsista da UAB - Tutora e Coordenadora Estadual para o curso de Administração Pública (já concluída a sua atuação) e atualmente Tutora no curso Gestão Escolar, Professora do Programa de Mestrado em Ensino (UNIC/IFMT), na linha 1, Linguagens e seus Códigos. Atua nos seguintes temas: comunicação em EAD- TICs, mídia, linguagem, texto, símbolo, memória, resistência, leitura, lendas, escola e interlocuções literárias.

Jeferson Gomes Moriel Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, PR) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT / REAMEC). É docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá e ocupa o cargo de Diretor de Pós-Graduação do IFMT, tendo sido Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT. Atua em dois programas de pós-graduação do IFMT: Mestrado acadêmico em Ensino (PPGEn) e Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência docente no ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado, passando por disciplinas de Matemática escolar, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo, Álgebra linear, Modelagem matemática, História da matemática e Metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Já desenvolveu projeto de extensão sobre Educação Financeira. Em termos de pesquisa, desenvolve investigações visando melhorias no Ensino de Matemática e, atualmente, investiga conhecimentos especializados de professores de matemática. Seus projetos têm sido realizados no interior do TSK Group - Teachers Specialized Knowledge Research Group (IFMT-CBA), apoiados pela Rede Iberoamericana MTSK (incluindo Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Equador, Peru e México) e têm obtido resultados em forma de livros, capítulos de livros, artigos em congressos nacionais e internacionais (SEIEM, CIBEM, CIEM, ENEM, SEMIEDU, etc) e em revistas (indexadas em JCR, Latindex, Capes, ANPEd, EBSCO, Mathematics Education, etc).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ARISTÓTELES, De Anima I: 1, 403 a16-23. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Ed. 34, 2006.

BALACHEFF, Nicolas. Preuve et démonstration em mathématiques au collège. Recherches em Didactique des Matémathiques, Grenoble, v.3, n.3, p. 261-304, 1982.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 2002.

______. Manual de capacitação para avaliação das Redações do ENEM. Ministério da Educação e Cultura, Brasília: MEC, 2013.

______. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio, linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2000.

CREUS, Susana de Quinteros. Estudo sobre Texto/Discurso. Disponível em: < http://www.pucrs.br/edipucrs/online/pesquisa/pesquisa/artigo12.html >. Acesso em 18 Ago. 2016.

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar: conjuntos e funções. São Paulo: Atual Editora. Vol. 1, 1977.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5ª Ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

MATHEUS, Carlos Eduardo Meirelles, O que é lógica aristotélica, Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/. Acesso em 17 Ago. 2016.

OCDE. Resumo de resultados nacionais do PISA 2015. 2016. Disponível em: < https://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Brazil-PRT.pdf >. Acesso em 20 mai. 2017.

PESSOA DE BARROS, Diana Luz. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo : Ática S.A., 1990.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Trad. De Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1995.

VAN DIJK, Teun Adrianus. La ciencia del texto. Barcelona: Pai dos Iberica, 1997.

Publicado

2017-07-12

Como Citar

SILVA, C. R. da; AZEVEDO, L. F.; MORIEL JUNIOR, J. G. A LINGUAGEM MATEMÁTICA, A FILOSOFIA E A LÍNGUA PORTUGUESA: LUPAS SOBRE AS INCÓGNITAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 24–37, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p24-37.i5337. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5337. Acesso em: 20 abr. 2024.