A LINGUAGEM MATEMÁTICA, A FILOSOFIA E A LÍNGUA PORTUGUESA: LUPAS SOBRE AS INCÓGNITAS

Autores

  • Castelino Roberto da Silva
  • Lucy Ferreira Azevedo
  • Jeferson Gomes Moriel Junior

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p24-37.i5337

Palavras-chave:

Linguagem, Interdisciplinaridade, Matemática, Língua Portuguesa, Filosofia.

Resumo

A interdisciplinaridade é um desafio que surge entre os professores que tentam criar elos entre disciplinas. Em relação à disciplina Matemática, não é tarefa fácil para professores associar os conteúdos escolares a temas do cotidiano de um modo geral, muito em virtude da formação inadequada. Neste artigo tem-se como objetivo discutir a Matemática como linguagem e possibilidades de interação com a Língua Portuguesa e a Filosofia. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa bibliográfica, de cunho exploratório, por meio da análise comparativa dos diferentes significados atribuídos pelas três áreas em questão a determinados termos matemáticos, a saber: axioma, teorema, demonstração, arbitrário, e, ou, não, quantificação e implicação. Espera-se que os resultados contribuam para reforçar a importância da linguagem, do texto e do raciocínio lógico como possibilidades de interação entre Matemática, Língua Portuguesa e Filosofia, visando o desenvolvimento da literacia matemática por parte dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

SILVA, C. R. da; AZEVEDO, L. F.; MORIEL JUNIOR, J. G. A LINGUAGEM MATEMÁTICA, A FILOSOFIA E A LÍNGUA PORTUGUESA: LUPAS SOBRE AS INCÓGNITAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 24-37, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p24-37.i5337. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5337. Acesso em: 28 out. 2020.