ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PCK (MTSK) PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15304

Palavras-chave:

Ensino de Funções., MTSK. Educação Básica., Matemática., MTSK

Resumo

O tópico de Funções tem diversas aplicabilidades na vida cotidiana e seus conceitos estão presentes em toda a Educação Básica. O objetivo deste trabalho é analisar o Conhecimento Didático do Conteúdo (PCK) para o ensino de Funções na Educação Básica em produções científicas (estado do conhecimento) que se encontram na Web Of Science entre 2015 e 2020. O referencial teórico adotado é o modelo teórico-analítico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK). Trata-se de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento é uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento das produções científicas sobre o conhecimento docente para o ensino de Funções na Educação Básica, utilizando como instrumento de análise o iMTSK. Os resultados revelam 39 indício e/ou evidências de conhecimento especializado em todos os subdomínios do Conhecimento Didático do Conteúdo em 6 produções analisadas, sendo eles sobre tarefas para o ensino dos conceitos de Função com contextos que se aproximam do cotidiano dos estudantes, exemplos, analogias de Funções como uma máquina como estratégia de ensino e metodologia de resolução de problemas (Conhecimento dos Tópicos Matemáticos); potencialidades, dificuldades e possíveis erros dos estudantes relacionados ao tópico de Funções, contextos que são familiares para os estudantes, palavras similares que podem ser utilizadas para melhor compreensão da definição matemática (Conhecimento das Características de Aprendizagem de Matemática); e habilidades que os estudantes deverão adquirir, conhecimentos prévios, conceitos que serão necessários mais adiante e sobre a importância da compreensão total do tópico de Funções para a aprendizagem de tópicos futuros (Conhecimento dos Padrões de Aprendizagem Matemática).

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Biografia do Autor

Helio Cinquini Vianna Júnior, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC - MT), Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (2017) e mestrado em Ensino pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2022). Atualmente é professor de matemática - Secretaria da Educação do Estado de Mato Grosso (MT).

Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Jaciara, Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

Jeferson Gomes Moriel Junior, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Sou Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, PR) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT / REAMEC). Atuo como docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, fui Diretor de Pós-Graduação do IFMT na Reitoria e Coordenador da Agência de Inovação Tecnológica do IFMT. Como docente tenho experiência no ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado, com disciplinas de Matemática escolar, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo, Álgebra linear, Modelagem matemática, História da matemática, Tendências em Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias de pesquisa em Ensino. Atuo em dois programas de pós-graduação do IFMT: Mestrado acadêmico em Ensino (PPGEn) e Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já desenvolvi projeto de extensão sobre Educação Financeira. Desenvolvo pesquisa e inovação visando melhorias na Educação, com foco na área de Conhecimento especializado de professores que ensinam matemática. Meus projetos têm sido realizados no interior do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group (IFMT-CBA), apoiados pela Rede Iberoamericana de Investigadores MTSK (incluindo Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Equador, Peru e México), e têm resultado na produção em revistas científicas (indexadas em SCOPUS, JCR, Latindex, Capes, ANPEd, EBSCO, Mathematics Education, etc), em congressos nacionais e internacionais (SEIEM, CIBEM, CIEM, ENEM, SEMIEDU, etc), em livros, capítulos e outros produtos.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

VIANNA JÚNIOR, H. C.; CARBO, L.; MORIEL JUNIOR, J. G. . ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PCK (MTSK) PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23048, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15304. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15304. Acesso em: 27 abr. 2024.