ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PCK (MTSK) PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Palavras-chave:
Ensino de Funções., MTSK. Educação Básica., Matemática., MTSKResumo
O tópico de Funções tem diversas aplicabilidades na vida cotidiana e seus conceitos estão presentes em toda a Educação Básica. O objetivo deste trabalho é analisar o Conhecimento Didático do Conteúdo (PCK) para o ensino de Funções na Educação Básica em produções científicas (estado do conhecimento) que se encontram na Web Of Science entre 2015 e 2020. O referencial teórico adotado é o modelo teórico-analítico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK). Trata-se de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento é uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento das produções científicas sobre o conhecimento docente para o ensino de Funções na Educação Básica, utilizando como instrumento de análise o iMTSK. Os resultados revelam 39 indício e/ou evidências de conhecimento especializado em todos os subdomínios do Conhecimento Didático do Conteúdo em 6 produções analisadas, sendo eles sobre tarefas para o ensino dos conceitos de Função com contextos que se aproximam do cotidiano dos estudantes, exemplos, analogias de Funções como uma máquina como estratégia de ensino e metodologia de resolução de problemas (Conhecimento dos Tópicos Matemáticos); potencialidades, dificuldades e possíveis erros dos estudantes relacionados ao tópico de Funções, contextos que são familiares para os estudantes, palavras similares que podem ser utilizadas para melhor compreensão da definição matemática (Conhecimento das Características de Aprendizagem de Matemática); e habilidades que os estudantes deverão adquirir, conhecimentos prévios, conceitos que serão necessários mais adiante e sobre a importância da compreensão total do tópico de Funções para a aprendizagem de tópicos futuros (Conhecimento dos Padrões de Aprendizagem Matemática).
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