ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE EL PCK (MTSK) PARA FUNCIONES DE ENSEÑANZA EN EDUCACIÓN BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15304


Palabras clave:

Enseñanza de Funciones, MTSK, Educación Básica, Matemáticas

Resumen

El tema de las Funciones tiene varias aplicabilidades en la vida cotidiana y sus conceptos están presentes en toda la Educación Básica. Tiene como objetivo analizar el Conocimiento del Contenido Didáctico (PCK) para la enseñanza de Funciones en Educación Básica en producciones científicas (estado del conocimiento) que se encuentran en la Web Of Science (2015-2020). El marco teórico adoptado es el modelo teórico - Conocimiento Especializado de los Profesores de Matemática Analítica (MTSK). Este es el estado de conocimiento de las producciones científicas sobre saberes didácticos para la enseñanza de Funciones en Educación Básica, utilizando como herramienta de análisis el iMTSK. Los resultados revelan 39 indicios y/o evidencias de conocimiento especializado en todos los subdominios del Conocimiento del Contenido Didáctico en 6 producciones analizadas, que se trata de tareas para la enseñanza de conceptos de Función con contextos cercanos a la vida cotidiana de los estudiantes, ejemplos, analogías Funciones como una máquina como estrategia de enseñanza y metodología de resolución de problemas (Conocimiento de Temas Matemáticos); potencialidades, dificultades y posibles errores de los estudiantes relacionados con el tema de Funciones, contextos que les son familiares a los estudiantes, palabras similares que pueden ser utilizadas para una mejor comprensión de la definición matemática (Conocimiento de Matemáticas Características del Aprendizaje); y habilidades que se espera que adquieran los estudiantes, conocimientos previos, conceptos que se necesitarán más adelante y la importancia de comprender completamente el tema de Funciones para el aprendizaje de temas futuros (Conocimiento de Patrones de Aprendizaje de Matemáticas).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Helio Cinquini Vianna Júnior, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC - MT), Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (2017) e mestrado em Ensino pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2022). Atualmente é professor de matemática - Secretaria da Educação do Estado de Mato Grosso (MT).

  • Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Jaciara, Mato Grosso, Brasil.

    Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

  • Jeferson Gomes Moriel Junior, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Sou Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, PR) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT / REAMEC). Atuo como docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, fui Diretor de Pós-Graduação do IFMT na Reitoria e Coordenador da Agência de Inovação Tecnológica do IFMT. Como docente tenho experiência no ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado, com disciplinas de Matemática escolar, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo, Álgebra linear, Modelagem matemática, História da matemática, Tendências em Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias de pesquisa em Ensino. Atuo em dois programas de pós-graduação do IFMT: Mestrado acadêmico em Ensino (PPGEn) e Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já desenvolvi projeto de extensão sobre Educação Financeira. Desenvolvo pesquisa e inovação visando melhorias na Educação, com foco na área de Conhecimento especializado de professores que ensinam matemática. Meus projetos têm sido realizados no interior do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group (IFMT-CBA), apoiados pela Rede Iberoamericana de Investigadores MTSK (incluindo Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Equador, Peru e México), e têm resultado na produção em revistas científicas (indexadas em SCOPUS, JCR, Latindex, Capes, ANPEd, EBSCO, Mathematics Education, etc), em congressos nacionais e internacionais (SEIEM, CIBEM, CIEM, ENEM, SEMIEDU, etc), em livros, capítulos e outros produtos.

Referencias

ARAUJO, W. R. D. Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

ARCAVI, A. Teaching and learning algebra: Past, present, and future. The Journal of Mathematical Behavior, v. 14, n. 1, p. 145–162, mar. 1995.

ARDENGHI, M. J. Ensino e aprendizagem do conceito de função: pesquisas realizadas no período de 1970 a 2005 no brasil. 2008, 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11304. Acesso em: 20 fev. 2023.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

CARRILLO, J.; CONTRERAS, L. C.; CLIMENT, N.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; FLORESMEDRANO, E.; MONTES, M. Á. (Org.). Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

CARRILLO-YAÑEZ, J. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236–253, set. 2018. https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1479981.

ESPINOZA-VÁSQUEZ, G.; VERDUGO-HERNÁNDEZ, P.; ZAKARAYAN, D.; CARRILLO, J.; MONTOYA-DELGADILLO, E. Hacia una relación entre el ETM y el MTSK a traves del concepto de función. In: INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA XX, 2016, Málaga. Anais do XX SEIEM. Málaga: Facultad de Ciencias de la Educación Universidad de Málaga, 2016, p. 197-206. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309901777_Hacia_una_relacion_entre_el_ETM_y_el_MTSK_a_traves_del_concepto_de_funcion_Toward_a_relationship_between_MWS_and_MTSK_through_the_function_concept. Acesso em: 20 fev. 2023.

ESPINOZA-VÁSQUEZ, G.; ZAKARYAN, D.; CARRILLO YÁÑEZ, J. El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en el uso de la analogía en la enseñanza del concepto de función. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 21, n. 3, p. 301–324, 30 nov. 2018. ISSN 1665-2436. https://doi.org/10.12802/relime.18.2133.

ESPINOZA-VÁSQUEZ, G.; ZAKARYAN, D.; YAÑEZ, J. C. Use of analogies in teaching the concept of function: Relation between knowledge of topics and knowledge of mathematics teaching. CERME, Dublin, v. 10, p. 3288-3295, fev. 2017.

FONTE, B. R. Algumas concepções e dificuldades sobre o ensino-aprendizagem de Funções envolvendo os contextos algébrico e gráfico e a conexão entre os mesmos. Temas e Contexto, 2002.

GUMIERO, B. S.; PAZUCH, V. Knowledge Quartet: dimensões, pesquisas e reflexões sobre o conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 66, p. 26, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a13.

HATISARU, V.; ERBAS, A. K. Mathematical Knowledge for Teaching the Function Concept and Student Learning Outcomes. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 15, n. 4, p. 703–722, abr. 2017. https://doi.org/10.1007%2Fs10763-015-9707-5

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revistar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista panorâmica, v. 33. p.123-145, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 07 jul. 2023.

MCCRORY, R. et al. Knowledge of Algebra for Teaching: A Framework of Knowledge and Practices. Journal for Research in Mathematics Education, v. 43, n. 5, p. 584–615, nov. 2012. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.43.5.0584.

MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. 2014. 147f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014.

MORIEL JUNIOR, J. G. Rede de Conhecimentos Especializados Ativados em Formação Docente para Responder a um Porquê Matemático sobre Divisão de Frações. Acta Sci, Canoas, v. 23 n.1, p. 193-224, mar./abr. 2021. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6205

MORIEL JUNIOR, J. G.; ALENCAR, E. S. DE. Pesquisa e formação docente com MTSK em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, mar. 2020. ISSN 2525-3409. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2885

MORIEL-JUNIOR, J. G.; CARRILLO, J. Explorando indícios de conhecimento especializado para ensinar matemática com o modelo MTSK. In: Investigación en Educación Matemática XVIII. Salamanca, 2014, p. 465–474.

PAZUCH, V.; RIBEIRO, A. J. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura Professional knowledge of mathematics teachers and the concept of function: a literature review. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 465-496, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p465-496.

RODRÍGUEZ-FLORES, A.; PICADO-ALFARO, M.; ESPINOZA-GONZÁLES, J.; ROJAS-GONZÁLEZ, N; FLORES-MARTÍNEZ, P. Conocimiento común del contenido que manifiesta un profesor al enseñar los conceptos básicos de funciones: un estudio de caso. Uniciencia, v. 30, n. 1, jan. 2016. https://doi.org/10.15359/ru.30-1.1.

RODRÍGUEZ-FLORES, A.; PICADO-ALFARO, M.; ESPINOZA-GONZÁLES, J.; ROJAS-GONZÁLEZ, N. El conocimiento especializado de un profesor de matemáticas: Un estudio de caso sobre la enseñanza de los conceptos básicos de función. Uniciencia, v. 32, n. 1, p. 89-107, jan. 2018. https://doi.org/10.15359/ru.32-1.6.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino-pos.0242-posensino/romanowski-j.-p.-ens-r.-t.-as-pesquisas-denominadas-do-tipo-201cestado-da-arte201d.-dialogos-educacionais-v.-6-n.-6-p.-37201350-2006/view. Acesso em: 07 jul. 2023.

SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de realizações em livros didáticos A theoretical model of Mathematics for Teaching of the concept of function from realizations in textbooks. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 315-338, set. 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p315-338.

SILVA, G. S.; SANTOS, R. M. Formação/prática de professores que ensinam estatística, probabilidade e combinatória: um estudo baseado em periódicos científicos brasileiros. Revista REAMEC, v. 10, n.2, p. 1-23, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13454.

SOARES, M. R. O conceito de funções nas atividades de modelagem matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 6, n. 1, p. 85-97, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/32578. Acesso em: 20 fev. 2023.

VIANNA JÚNIOR, H. C.; CARBO, L.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento dos tópicos matemáticos (KoT) para o ensino de funções na Educação Básica por meio do MTSK: estado da arte das produções entre 2015 e 2020. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 4, p. 1–20, jul. 2022. https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a08.

VIANNA-JÚNIOR, H. C.; MORIEL-JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para o ensino de funções: uma análise bibliográfica preliminar, In: V Congresso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. Anais do V CIMTSK - Congresso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas, 2021, p. 142-149.

VILAÇA, M. L. C. Pesquisa e Ensino. Escrita, Nilópolis, v. 1, n. 2, p. 59-74, maio/ago. 2010. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/26/pdf_23. Acesso em: 07 jul. 2023.

WIELEWSKI, G. D.; MORIEL JUNIOR, J. G. Potenciais oportunidades formativas com MTSK e pesquisas científicas sobre frações e operações. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21013, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11462

Publicado

2023-08-30

Cómo citar

VIANNA JÚNIOR, Helio Cinquini; CARBO, Leandro; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE EL PCK (MTSK) PARA FUNCIONES DE ENSEÑANZA EN EDUCACIÓN BÁSICA. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. e23048, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15304. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15304. Acesso em: 20 dec. 2025.