EDITORIAL DO VOLUME 7, Nº. 3, DA REVISTA REAMEC

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9563

Resumo

Apresentamos neste manuscrito o Editorial do Volume 7, Nº. 3, da Revista REAMEC, que corresponde ao período de setembro a dezembro de 2019. É o primeiro número da periodicidade quadrimestral da Revista. A partir deste ano passamos a editar três números por ano e seguindo a modalidade de publicação Ahead Of Print (AOP) que consiste em disponibilizar, antecipadamente, os artigos aprovados e editados com o objetivo de agilizar a comunicação científica das pesquisas realizadas. Para este Editorial, elaboramos uma breve apresentação sobre cada artigo publicado neste número, totalizando 22 (vinte e dois) manuscritos, frutos e produtos de pesquisas em Educação em Ciências e Matemática, destacando os principais objetivos, uma síntese metodológica e alguns resultados. Além disso, apresentamos algumas informações quantitativas a respeito da Revista REAMEC e algumas considerações. A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática (Área 46 da CAPES). Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos (ou não), escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de estudos teóricos e pesquisas que incidam na produção do conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática. Aceita pesquisas realizadas nas próprias instituições associadas à Rede (mais de 25), bem como nas demais instituições nacionais e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Fez Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa-Portugal (2008). Atualmente é professora na categoria Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuando na Graduação e na Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação no Instituto de Educação da UFMT e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aritmética, habilidades matemáticas, história da matemática e metodologia da matemática. Na pesquisa, atua nas temáticas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Resolução de Problemas, Pensamento Matemático.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, REAMEC; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso; Graduado em Licenciatura em Química pela UFMT (2004). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Educação em Ciências), e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Ensino de Química); Coordenador do Subprojeto Química, PIBID/UFMT (2017). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Pesquisa narrativa; Ensino de Ciências e Química na EJA; Ensino de Química; Ensino de Biologia.

Josefina Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazônas

Doutora em Ciencias pedagogicas, Mestra em Ciencias da Educação superior , licenciada em Física

Cristiano da Silva Macêdo, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Especialista em Gestão Educacional, Graduado em Física e Computação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professor de Computação/Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador da área de Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática. Autor dos livros: Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneo sobre o ensino e Formação de Professores, 2015, editora Penso/Grupo A. Guia Prático Para Elaboração de Trabalhos Científicos, editora Ipanema, 2011. A História da Educação Profissional no Brasil: origem, principais reformas e atuais desafios, Ipanema, 2012. e Cursos Técnicos em Informática para Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de grade curricular, editora EA, 2015.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Curso de Licenciatura em Matemática

Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus de Arraias. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa de estudo da CAPES (2012/2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-2012).

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.

Publicado

2019-12-21

Como Citar

WIELEWSKI, G. D.; RIBEIRO, M. T. D.; KALHIL, J. B.; MACÊDO, C. da S.; BRITO, L. P. de; COSTA, D. E.; LOPES, T. B. EDITORIAL DO VOLUME 7, Nº. 3, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 01–07, 2019. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9563. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>