QUÍMICA COM ANALOGIAS: O ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM GUIA DIDÁTICO, A PARTIR DE REFLEXÕES DOCENTES
DOI:
10.26571/reamec.v9i1.11565Palavras-chave:
Analogias, Ensino de Química, Guia didáticoResumo
O presente estudo apresenta a construção do Guia Didático intitulado Química com Analogias: guia com orientações para o uso de analogias no Ensino de Química, desenvolvido como parte do processo de uma investigação científica realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Objetiva-se com este contribuir para que professores de Química utilizem analogias como estratégia de ensino, em suas práticas pedagógicas, de forma consciente e sistematizada, a partir de subsídios teóricos e metodológicos, na busca de minimizar os obstáculos pedagógicos inerentes ao uso desse recurso. O método de estudo utilizado foi de abordagem qualitativa, pautada nas técnicas de Estudo de Caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários e uma entrevista semiestruturada aplicados a seis professores, egressos do PPGECN/UFMT, campus Cuiabá, aprovados no Edital de Seleção de 2018 para área de Ensino de Química. A partir da análise da avaliação dos participantes foi possível concluir que o Guia Didático se apresenta como um material didático útil e viável, visto que os resultados foram satisfatórios e todos os sujeitos o aprovaram, em especial, quando informaram que o utilizariam no planejamento de suas aulas.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALMEIDA, G. M. A. Jogo digital e analogias: uma proposta para o ensino de Cinética Química 85 f. (Mestrado em Educação Para A Ciência) Universidade Est. Paulista Júlio De Mesquita Filho, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132517 Acesso em: 20 nov. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DUARTE, M. C. Analogias na Educação em ciências contributos e desafios. Revista Investigações em Educação de Ciências, 10, 1, 7-29, 2005. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/520/317. Acesso em: 10 out. 2020.
FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no Ensino Médio. Cascavel: edunioeste, 2006.
FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A O uso espontâneo de analogias por professores de Biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: Cemicig; FAE, v. 4, n. 2, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v4n2/1983-2117-epec-4-02-00115.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro e João editores 2010.
LACERDA, A. G.; BRITO, M. M. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, p. 164-184, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450. Acesso em: 22 out. 2020.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MOZZER, N. B.; JUSTI, R. A elaboração de analogias como um processo que favorece a expressão de concepções de professores de química. Educación química, v. 24, p. 163-173, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X13725102. Acesso em: 22 out. de 2020.
OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciencias sobre el uso de analogías. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/3770. Acesso em: 03 nov. de 2020.
QUEIROZ, R. O. A Atualização De Modelos Didáticos, Na Forma De Analogias, No Ensino De Isomeria 3d: Uma Investigação Dos Saberes Docentes Junto A Professores De Química. 109 f. Mestrado em Ensino Das Ciências Instituição De Ensino: Universidade Federal Rural De Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5960. Acesso em: 20 nov. 2020.
RIGOLON, R. G. O conceito e o uso de analogias como recurso didático por licenciandos de Biologia, 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática) -Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4467. Acesso em: 15 nov. 2020.
VASCONCELOS, M. A. M. Guia didático: proposta pedagógica e aprendizagens. Faculdades Integradas-ICE: Cuiabá, 2011.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4.ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosiane Alexandre Pena Guimarães, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na Revista REAMEC em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.