O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Anderson Clay Rodrigues
  • Cleusa Suzana Oliveira de Araújo

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n3.p65-74.i7717

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Pedagogia

Resumo

Este artigo apresenta o levantamento de registros do acompanhamento dos acadêmicos do 7º período do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, durante o Estágio Docência do Ensino Superior, com carga horária de 60h, requisito do Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia, capítulo VII, Seção III, do PPGEEC/UEA. O período observado da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental subsidiou a coleta de dados para elaboração deste documento. Dos desdobramentos, discussão e reflexão analítica das questões mediadas pela disciplina abordaremos os principais elementos do processo formativo. A partir das observações no desenvolvimento das aulas e a aplicação do questionário nos pautaremos no referencial teórico para as análises dos resultados. Assim, registramos que o período de envolvimento com o acompanhamento dos acadêmicos do curso de Pedagogia nos possibilitou refletir sobre o conhecimento adquirido no período de investigação e, aos poucos, tomar consciência da necessidade de ressignificação do que se construiu como pesquisador no percurso investigativo Por fim, concluímos que, o processo de transformação da realidade educacional começa prioritariamente, na perspectiva de que ela pode acontecer e o ponto de partida é a formação de professores. Além disso, as mudanças desencadeadas nesse processo se efetivam na medida em que haja a experimentação do movimento ação-reflexão-ação-reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência. Série Ciência & Educação, v. 10, p. 363-381, 2004.

DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LUCKESI, C. (2013). Avaliação da aprendizagem, institucional e de larga escala. Disponível em http//:luckesi.blog.terra.com.br/acesso em 08/12/2017.

SANTOS, César Sátiro dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. 1ª ed. Campinas-SP: Armazém do Ipê, 2012.

SILVA, Marilda da (orgs.). Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

WARD, Hellen et al. Ensino de Ciências. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

RODRIGUES, A. C.; ARAÚJO, C. S. O. de. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 65-74, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n3.p65-74.i7717. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7717. Acesso em: 15 ago. 2020.