ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DAS ESTÓRIAS DO LIVRO “ESPORTES DE AVENTURA” NUMA PERSPECTIVA STEAM

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p105-117.i7723

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Estória de aventura, Ensino

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir da análise do livro “Esporte de Aventura”, componente da coleção “Almanaque do sítio” que contém vários livros com diferentes temáticas. O livro é composto por estórias que se passam no cenário do famoso Sítio do Pica Pau Amarelo, uma composição do autor brasileiro Monteiro Lobato, que foi adaptada para televisão com uma série infanto-juvenil. Esta pesquisa se enquadra predominantemente como pesquisa qualitativa, no que concerne ao interesse pela ênfase na qualidade dos fenômenos educacionais, no que tange aos fenômenos humanos, à sua multiplicidade e a suas interconexões. A proposta desta análise é identificar como trabalhar conjuntamente diferentes disciplinas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a partir das estórias do livro, em uma proposta interdisciplinar, mostrando articulação entre as diferentes disciplinas numa abordagem STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, bem como identificar os conteúdos que o professor pode desenvolver na sala juntamente com propostas de atividades para esse conteúdo. Através dos resultados obtidos com a pesquisa pode-se constatar que com apenas esse livro é possível fazer no mínimo 10 (dez) atividades interdisciplinares com os alunos, abordando as disciplinas de artes, matemática, ciências, educação física, história, geografia, física, língua portuguesa e inglês. Ainda é possível explorar muito mais do livro.

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Biografia do Autor

Dandara Lima Viana, Universidade do Estado do Amazonas

Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, concursada na Secretaria de Educação de Manaus (Semed). Pesquisadora de Ensino de Ciências, com ênfase em estudos sobre a Alfabetização Científica embasada em Chassot (2006). 

Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências do Primeiro Grau pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Bacharelado em Ciências Teológicas (2013) e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo (2016) pela Faculdade Boas Novas; mestrado (1996) e doutorado (2002) em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, contribuindo com a formação de recursos humanos nos níveis de Graduação e Pós-Graduação no Curso de Doutorado em Rede - REAMEC. Foi pesquisadora da Universidade Nilton Lins atuando nos Programas de Pós-Graduação de Biologia Urbana e Aquicultura, níveis de mestrado e doutorado. Foi coordenadora de Pesquisa (2010); Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências (2015-2016) e coordenadora do Curso de Ciências Biológicas (2018) na UEA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em parasita de peixes. Recentemente iniciou pesquisa na área multidisciplinar em Ensino de Ciências, Formação de Professores, Alfabetização Científica, CTS e Educação e Saúde.

Daniela dos Santos Cavalcante, Universidade do Estado do Amazonas

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Dr. Isaac Sverner(2012). Atualmente é da Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

VIANA, D. L.; ARAUJO, C. S. O. de; CAVALCANTE, D. dos S. ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DAS ESTÓRIAS DO LIVRO “ESPORTES DE AVENTURA” NUMA PERSPECTIVA STEAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 105–117, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p105-117.i7723. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7723. Acesso em: 5 dez. 2024.