MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO ATIVIDADES DE CÁLCULO INTEGRAL

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p92-104.i7722

Palavras-chave:

Modelagem, Matemática, Educação

Resumo

A Modelagem Matemática desenvolvida na Educação Matemática tem sua origem na Matemática Aplicada e tem se apresentado em pesquisas brasileiras com diferentes concepções. Neste artigo tem-se o objetivo de compreender a contribuição de se utilizar a Modelagem Matemática em atividades de Cálculo Integral aplicada a um grupo de alunos da turma de Cálculo II do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, na medida em que foi analisado o material produzido pelo grupo de alunos em gravações de áudio durante o desenvolvimento das atividades e da observação participante do professor pesquisador. Os resultados encontrados evidenciam que a utilização da Modelagem Matemática na terceira concepção apresentada no trabalho de Klüber (2009) contribui para a aprendizagem dos conceitos de cálculo integral, já que essa vivência torna possível visualizar aplicações cotidianas.

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Biografia do Autor

Everton Soares Cangussu, Instituto Federal do Maranhão

Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2000), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007), Mestre em Matemática pela UFMA - PROFMAT (2013) e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC - Pólo UFPA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Atua principalmente na área de Ensino de Matemática. 

Lúcia Helena Soares de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2006), Mestrado pelo Programa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2011) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática -REAMEC (2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AIECAM-Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia: Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. Atuando principalmente nos seguintes temas:Processos de Ensino-aprendizagem em Educação em Ciências, Educação Escolar Indígena, formação de professores; Materiais Didáticos, letramento e Educação Inclusiva.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

CARVALHO, D. S. de; CANGUSSU, E. S.; OLIVEIRA, L. H. S. de. MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO ATIVIDADES DE CÁLCULO INTEGRAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 92–104, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p92-104.i7722. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7722. Acesso em: 20 abr. 2024.