O COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFMT

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p6-22.i5323

Palavras-chave:

Formação Docente, Formação Permanente, Programa Federal.

Resumo

O presente artigo descreve e analisa a criação do Comitê Gestor Institucional (COMFOR), a organização e execução de Programas e Ações financiados pelo MEC, e desenvolvidos pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, por meio do seu COMFOR, no período de fevereiro de 2013 a 2016 são aqui sintetizados. A oferta dos cursos, majoritariamente a distância, proporcionou formação continuada para mais de trinta e seis mil profissionais do magistério que atuam na Rede Pública de Educação Básica em todos os municípios do Estado de Mato Grosso. A formação contribuiu para que os educadores além de atualizarem seus métodos e ferramentas pedagógicas, refletissem sobre sua práxis visando melhorá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edna Lopes Hardoim, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Professora Titular, progressão por defesa de memorial, em 2014, da Universidade Federal de Mato Grosso, onde foi docente na graduação (Lic. em Ciências Biológicas) de 1988 a 2019. É docente nos cursos de mestrado profissional (Ensino de Ciências Naturais e PROFBio) e doutorado em Rede (Educação em Ciências e Matemática/REAMEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, atuando principalmente na linha de pesquisa Fundamentos Metodológicos e Epistemológicos, nos seguintes temas: Educação Inclusiva; Produção de Material Didático; Ensino de Microbiologia, material didático para EaD. Na área de gestão, foi diretora do Instituto de Biociências/UFMT de mar-2009 a fev-2013. Foi Coordenadora de Formação Docente/Pro-reitoria de Ensino de Graduação de 01.12.2012 a 14.10.2016. Foi Coordenadora Geral do Comitê Gestor Institucional da UFMT/RENAFORM, de abril/2013 a set/2016. Trabalhou na Secretaria de Relações Internacionais da UFMT, como Assessora para Acordos e Parcerias Internacionais de outubro/2016 a abril/2017. Coordenou, de abril/2017 a março 2019, o curso de especialização (EaD) em Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais, em 9 Pólos UAB/UFMT, voltado à formação de professores da Educação Básica. Coordena o projeto de Extensão Universitária "Laboratório Sensorial: Formação Continuada e práxis do(a) educador(a) frente aos novos desafios da Educação Inclusiva (FORPREEI)", que contempla o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Professora aposentada desde julho de 2019, atualmente é Pesquisadora Associada no Instituto de Biociências da UFMT, campus Cuiabá, onde é credenciada nos Programas de Pós Graduação Ensino de Biologia/ProfBio/IB-UFMT, Ensino de Ciências Naturais, ao nível de mestrado e no curso de doutorado do PPG Educação em Ciências e Matemática/REAMEC, onde ministra disciplinas, orienta pesquisas principalmente nas áreas de Educação Inclusiva, Ensino de Ciência e Biologia com produção de material didático. Tem proferido palestras sobre formação docente, metodologias ativas, STEAM e ensino por investigação. Possui curso preparatório para as equipes formadoras do Ciência é 10 (EaD- CAPES) oferecido pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos, no período de 04 a 21 de fevereiro de 2020, num total de 20 horas.

Carlos Rinaldi, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências com Habilitação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenador Geral do Comfor e Parfor da UFMT. Atualmente é membro do fórum estadual de educação - Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores de ciências e educação em ciências e ensino a distância, feiras de Ciências para formação científica e popularização das Ciências.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

HARDOIM, E. L.; RINALDI, C. O COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFMT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 6–22, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p6-22.i5323. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5323. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)