UMA REVISÃO DO LIVRO L’ALGÈBRE ARABE: GENÈSE D’UN ART

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.20151


Palavras-chave:

História da Matemática, Matemática Islâmica, Matemática Árabe, Álgebra Islâmica

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar e caracterizar o livro L’algèbre arabe: Genèse d’un art de autoria do historiador e matemático argeliano Ahmed Djebbar, cujo foco central é descrever, de modo geral, a matemática árabe dos séculos IX a XIII. O ensaio se justifica pela relevância do autor nas pesquisas na área, bem como pelo crescente interesse da comunidade acadêmica brasileira no tema ao longo dos últimos anos. Para fundamentar e enriquecer a revisão realizada sobre a gênese da álgebra árabe historiografada por Djebbar, nos apoiamos em outros de seus estudos publicados bem como em publicações de comentadores de sua obra ou outras correlatas. Concluímos que no livro há diversos exemplos dos modos como o pensamento algébrico foi materializado por estudiosos islâmicos e como as relações estabelecidas por eles possibilitou a disseminação deste conhecimento pela Europa nos séculos posteriores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

    Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

  • Roseli Alves de Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

    Doutora em Educação Matemática e Mestre em História da Ciência, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Tendo atuado como professora e coordenadora de disciplinas matemáticas na Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, atualmente professora e pesquisadora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, Departamento de Matemática. Atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica no Curso de Matemática - Campus Seropédica, em disciplinas especificas dos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenação de Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Matemática, especificamente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ - PPGEduCIMAT, associando as experiências no Ensino e História da Matemática, à estudos voltados à História da Álgebra e Análise matemática nos séculos XVII e XVIII e possíveis interfaces entre o Ensino e Aprendizagem de Matemática e História das Ciências. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática GPSEM e Grupo de Pesquisa em História da Matemática GPHM, com linha de pesquisa relacionada a estudos de práticas socioculturais e suas relações interdisciplinares com as Ciências da Educação. Integrante de Equipe Projeto CNPq - Pesquisadores(as) em História da Matemática do Brasil: Memórias, Coletivos e Estilos de Pensamento, Redes de Conexões.

  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP), orientando dissertações na linha de pesquisa de História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. Atua como Editor Associado da Revemop - Revista de Educação Matemática de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática e Etnomatemática.

Referências

AL-JABRI, Mohamed Abed. Introdução à crítica da razão árabe. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

AL-KHALILI, Jim. A casa da sabedoria. Como a ciência salvou o conhecimento antigo e nos legou o renascimento. Tradução Hugo Barros. Lisboa: Edições 70, 2024.

AL SAMH, Ibn. Compendio del arte del cálculo. Tradução e notas de Ricardo Moreno Castillo. Madrid, Espanha: Nivola libros y ediciones, 2006.

BLANCHARD, Anne; CERISIER, Emmanuel; DJEBBAR, Ahmed. Le grand livre des sciences et inventions arabes. Paris: Bayard Jeunesse, 2006.

CORRY, Leo, 2004. Modern Algebra and the Rise of Mathematical Structures. Birkhäuser, Basel, 1996.

DATTA, Bibhutibhusan; SINGH, Avadhesh Narayan, 2001. History of Hindu Mathematics. Bharatiya Kala Prakashan, Delhi. 1st ed. Motilal Banarsidass, Lahore, 1935–1938.

DJEBBAR, Ahmed. Al-Khwârizmî. L’Algèbre et le calcul indien. Paris: Les Editions du Kangourou, 2013.

DJEBBAR, Ahmed. L’âge d’or des sciences árabes. Paris: Le Pommier, 2005.

DJEBBAR, Ahmed. L’Algebre arabe: Genèse d’un art. Paris: Vilbert; Adapt.Sines, 2005.

DJEBBAR, Ahmed. Les découvertes en pays d’Islam. Paris: LePommier, 2009.

DJEBBAR, Ahmed. Une histoire de la Science árabe. Paris: Éditions du Seuil, 2001.

ENTRETIEN AVEC AHMED DJEBBAR: Iconographie commentée et petits problems. In: https://culturemath.ens.fr/thematiques/entretien-avec-ahmed-djebbar-iconographie-commentee-et-petits-problemes. Acesso em 03/02/2025

FLECK, Ludwik, Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010.

HANNAM, James. A origem da Ciência. Como os filósofos do mundo medieval lançaram os fundamentos da Ciência Moderna. Tradução Carla Ribeiro. Odivelas, Portugal: Alma Livros, 2021.

HØYRUP, Jens. Reviews on L'Algèbre arabe. Genèse d'un art by Ahmed Djebbar. Historia Mathematica 34 225–240, 2007.

L'ALGÈBRE ARABE - Entretien avec Ahmed Djebbar. In: https://culturemath.ens.fr/thematiques/lycee/l-algebre-arabe-entretien-avec-ahmed-djebbar. Acesso em 03/02/2025

LE GOFF, Jacques. Intelectuais na Idade Média. 2.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

LYONS, Jonathan. A casa da sabedoria. Como a valorização do conhecimento pelos árabes transformou a civilização ocidental. Tradução Pedro Maia Soares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

MARTOS, Juan. A ciência moderna árabe. Prólogo do livro Compendio del arte del cálculo, atribuído a Ibn al Samh. Tradução e notas de Ricardo Moreno Castillo. Madrid, Espanha: Nivola libros y ediciones, 2006.

MENDES, Iran Abreu, SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Pesquisa em historia de la matemática, genealogias, conexiones y difusiones: el ejemplo del grupo GHEMAT. Revista Paradigma, Vol. XXXIX, Nro. Extra 1 / 1 – 30, 2018.

MOREY, B. O mundo islâmico medieval e os estudos em Ciências e Matemática. IN: Estudos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. Livro eletrônico. Organizadoras Bernadete Morey, Ana Carolina Costa Pereira. 1. ed. Fortaleza, CE . Editora da UECE, 2021.

NEUVE-EGLISE, Amélie; GHARAGOZLI, Kamran. Entrevista com Ahmed Djebbar. Islam & Science. 25 de agosto de 2013.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

MENDES, Iran Abreu; MOURA, Roseli Alves de; OLIVEIRA , Davidson Paulo Azevedo. UMA REVISÃO DO LIVRO L’ALGÈBRE ARABE: GENÈSE D’UN ART. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25027, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.20151. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/20151. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)