UM EXEMPLO DE ESTUDO HISTÓRICO COMPARATIVO SOBRE A ADOÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA EM SÃO PAULO E EM SANTA CATARINA NO ENSINO PRIMÁRIO: 1890-1930
DOI:
10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p47-59.i5295Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Grupo escolar, Livro didático, Legislação escolar, Ensino primário.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar uma análise sobre os pareceres de adoção das obras didáticas de aritmética que ocorreram em tempos de implantação dos Grupos Escolares nos estados de São Paulo e Santa Catarina na virada do século XIX – XX, no início do período republicano. Esta análise tomou alguns aspectos da perspectiva histórico comparativa (NUNES, 2001; CHARTIER, 2007) e privilegiou o uso das fontes presentes no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1769). Pode-se observar uma continuidade das políticas implementadas em São Paulo levadas ao estado de Santa Catarina devido a difusão do modelo paulista associado pelos seus emissários correspondentes, no caso de Santa Catarina, o Prof. Orestes Guimarães. Tais resultados revelam-se desde a mesma formatação e lógica das prescrições normativas - decretos com adoção e aprovação das obras didáticas -, assim como nas mesmas indicações dos títulos e autores para serem usados para o ensino da aritmética.Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.