O ENSINO DE ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PROFISSIONAIS TÉCNICAS AMAZONENSES (1873-1926)
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16485Palavras-chave:
Saberes Aritméticas, História da Educação Matemática, Escola de Aprendizes Artífices, Casa dos Educandos Artífices, Instituto Affonso PennaResumo
O artigo tem como objetivo analisar e tipificar as organizações dos saberes prescritos para o ensino de aritmética em escolas/institutos voltados para ensino profissional técnico no estado do Amazonas, desde o período do Império até a Primeira República, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices. Com isso, propõe-se responder ao seguinte questionamento: Como, historicamente, se estruturam e se classificam os saberes aritméticos aos quais ensinar nos estabelecimentos de ensino profissional técnico amazonense? Este estudo se alicerça sob domínio da História Cultural e, para as análises, mobilizam-se referenciais teóricos metodológicos que se alinham a essa perspectiva, como o de Cultura Escolar, a fim de descrever e analisar a estruturação do ensino profissional técnico amazonense, e saberes a ensinar e saberes para ensinar com o intuito de caracterizar os seus objetos de ensino. As análises permitiram apreender que o ensino profissional técnico do estado do amazonas se estrutura em um ensino dualista. Diante disso, a organização dos saberes tende a se organizar de modo a atender esse ensino dual. Nesse contexto e, ao longo do tempo, verifica-se que dois objetos de ensino se sistematizam que são: saberes a ensinar aritmética teórica e saberes a ensinar aritmética prática.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962 Acesso em: 25 abr. 2023.
CARRILLO GALLEGO, D.; ALMAIDA, J. D. Aritmética nos princípios de educação e métodos de ensino da Mariano Carderera. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 2, p. e22039, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13657
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Tradução de: Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil,1990.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um capo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, vol. 2, p. 177 – 229,
CORREEIRO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/Correeiro Acesso em: 25 abr. 2023.
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, 2000a.
CUNHA, L. A. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, 2000b.
FONSECA, C. S. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.1, 1986a.
FONSECA, C. S. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.4, 1986b.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113 – 172.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279 Acesso em: 27 ago. 2022.
LEME DA SILVA, M. C. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. Revista Cocar, n. 6, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2477/1161
MACIEL, P. R. C. A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente? 216 f. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240709
MICHEL JUNIOR, R. R.; COSTA, D. A. da. A sistematização de saberes para ensinar aritmética na revista do ensino de Minas Gerais (1928-1930). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. e21088, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13036
OLIVEIRA, L.; SIMÕES COSTA, E. Os aspectos históricos do ensino da aritmética no contexto de grupos escolares mato-grossenses (1910 – 1930). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. e21102, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12867
SILVA NETO, O. A caracterização de uma Aritmética Industrial para o ensino industrial e técnico brasileiro (1942-1968). 233 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230703
SILVA, J. C. C. Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909-1937). 367 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
SOARES, Manoel de Jesus Araújo. As Escolas de Aprendizes Artífices: estrutura e evolução. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p. 58 – 92, jul/set, 1982.
SOUZA, A. C. R. A Escola de Aprendizes Artífices do Amazonas os Caminhos de sua implantação e consolidação: 1909-1942. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História da Ciência – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
REY, Bernard. Les compétences professionnelles et le curriculum des réalités conciliables?. In: LENOIR Y. Bouillier-Outdot. Savoirs professionnels et curriculum de formation. Les Presses de l’Université Laval, 2006, p. 83-108.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática nos Anos Iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, jan./abr. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421 Acesso em: 25 abr. 2023.
VALLE, I. R. Sociologia da Educação: currículo e saberes escolares. 2ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun, 2001, p. 7- 47. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n33/n33a02.pdf Acesso em: 25 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cleber Schaefer Barbaresco , David Antonio da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.