A SISTEMATIZAÇÃO DE SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1928-1930)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.13036

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Escola Nova, Centros de Interesse, Saberes aritméticos

Resumo

Em Minas Gerais, uma das principais reformas educacionais para o Ensino Primário se instituiu em 1927, a Reforma Francisco Campos, tendo como finalidades promover a instrução popular e incorporar as referências da Escola Nova, no estado. Portanto, o objetivo deste trabalho visa analisar, ao longo de um conjunto de artigos, a sistematização de saberes para ensinar aritmética propostos pelos professores em planos de aula para compreensão de transformações e objetivações destes saberes, que possam caracterizar uma provável aritmética alinhada aos Centros de Interesse. Tomam-se como fonte histórica os artigos educacionais, resultados das práticas docentes, encontrados na Revista do Ensino (1928-1930), e que possivelmente reverberaram aquela que seria a nova vaga que tentava se estabelecer. O referencial teórico-metodológico respalda-se na História Cultural e nos saberes profissionais. As considerações indicam uma sistematização dos saberes aritméticos dos Centros de Interesse por intermédio dos artigos de aulas-modelo, onde a rubrica “Arithmetica” relaciona-se à resolução de problemas. O “Calculo” e “Numeros” são vinculados ao ensino de contagem de números e objetos.

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Biografia do Autor

Robert Rene Michel Junior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de pesquisa GHEMAT-SC. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

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Publicado

2021-11-06

Como Citar

MICHEL JUNIOR, R. R.; COSTA, D. A. da. A SISTEMATIZAÇÃO DE SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1928-1930). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21088, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.13036. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13036. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Estudos históricos sobre currículo de Matemática

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