NO CULTIVO DE UMA OFICINA COM ARTE CONTEMPORÂNEA INDÍGENA: A SOBERANIA DE UM SABER DA MATEMÁTICA NA ESCOLA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16491Palavras-chave:
Visualidade, Pesquisa Cartográfica, Filosofia da Diferença, Arte e Matemática, Sala de AulaResumo
O Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
CLARETO, Sônia Maria. Matemática como acontecimento na sala de aula. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia, 2013. Anais... Goiânia: [s.n.], 2013. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/matematica-como-acontecimento-na-sala-de-aula. Acesso em: 20 ago. 2023.
DELEUZE, Gilles. Abecédario – com Claire Parnet. Versão brasileira, legendada pelo MEC: TV Escola, 2001.
ESBELL, Jaider. O’ma’kon – Bicharada – Reunião de bichos (Exposição). In: Moquém_Surarî. Arte Indígena Contemporânea. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021.
FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria. Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), v. 35, n. 69, p. 22-38, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a02
KERSCHER-FRANCO, Mônica Maria; FLORES, Cláudia Regina. Geometria na arte? Cenas de uma colonização do olhar e do pensar em Educação Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 24, n. 8, p. 42-68, 2022. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7144
FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria; FRANCISCO, Bruno Moreno. Escritas em passagens, investigadores infantes e matemáticas brincantes. Alexandria (UFSC), v. 11, p. 129-142, 2018. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p129
LUDVIG, Isadora Cristina. Uma conversa intermatemática com Jaider Esbell e estudantes do Ensino Fundamental: experiências em uma oficina. Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/244208/TCC-_Isadora%20Cristina%20Ludvig.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 ago. 2023.
MOEHLECKE, Vilene. Oficinar. In: FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L. do; MARASCHIN, C. (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 165-168. Disponível em: https://vocabpol.cristinaribas.org/wp-content/uploads/2016/08/Pesquisar-na-Diferenca_Um-abeceda%CC%81rio.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. Pistas do método da cartografia: A experiência da pesquisa e o plano comum. Vol. 2. Porto Alegre: Sulina, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. de Lílian do Vale. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isadora Cristina Ludvig, Cláudia Regina Flores, Débora Regina Wagner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.