OS SABERES MATEMÁTICOS PARA MENINAS NO MARANHÃO: UM BREVE CONTEXTO A PARTIR DA PRIMEIRA LEI EDUCACIONAL BRASILEIRA DE 1827

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16661

Palavras-chave:

Instrução primária feminina, Saberes Matemáticos, Sexismo, Maranhão

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os saberes matemáticos, destinados à instrução primária feminina, foram se consolidando ao longo do período Imperial, em especial, no Maranhão no final do século XIX. Para isso, buscamos conhecer o que estava prescrito na primeira lei educacional brasileira, de 1827, e que impactos os discursos sexistas de senadores daquela época tiveram sobre a formação de meninas. Este estudo é de natureza qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico está inserido no âmbito das pesquisas da história da educação matemática e apoiado nas discussões da história cultural. As fontes examinadas foram documentos oficiais e estudos já realizados no âmbito da pesquisa histórica. Antes de a Lei Imperial de 1827 ser sancionada pelo imperador, debates sexistas dos senadores demonstram como esses homens determinaram qual deveria ser o papel da mulher na sociedade imperial. Os estudos das meninas ficavam limitados ao ler, escrever e contar, e às prendas domésticas, educando-as para serem futuras mães e esposas zelosas. No âmbito dos saberes matemáticos, elas ficaram excluídas do ensino de geometria e tiveram acesso somente às quatro operações fundamentais da aritmética. Verificamos, portanto, um currículo coerente com o patriarcado da época.

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Biografia do Autor

Elke Rusana Pires Santos Ribeiro, Professora da Educação Básica (SEMED), São Luís, Maranhão, Brasil.

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santa Fé (2007). Licenciada em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004). Professora de Matemática pela SEMED-Axixá e SEMED-São Luís. Atualmente desenvolve atividades no Núcleo do Currículo da SEMED-São Luís.

Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luis, Maranhão, Brasil

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2009) com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando formação de docentes e processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática. Foi professor na Educação Básica das redes privada e pública de ensino. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior público e privado, hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 3 com dedicação exclusiva lotado no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, atuando na graduação e pós-graduação (PROFMAT e PPECEM).

Marcos Denilson Guimarães, Professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental - SEMED (São José de Ribamar), São José de Ribamar, Maranhão, Brasil.

É licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição (2012). É Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/2017). É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT/BRASIL), do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Matemática (GPEM/UFMA) e integrante do Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas Atuais da Educação Matemática (NIHPEMAT). Realizou doutorado sanduíche na Université de Paris SUD - Paris XI, sob a orientação do professor Dr. Renaud D'Enfert, bem como participou das atividades do grupo de pesquisa Groupe d'Histoire et Diffusion des Sciences d'Orsay (GHDSO), entre os anos de 2014-2015 (com financiamento CAPES/COFECUB - Processo 99999.004131/2014-02). Realizou estágio pós-doutoral com bolsa Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do projeto PROCAD Amazônia 2018 - Linha 2 intitulado Rede de formação e pesquisa em ensino de ciências e matemática: Uma cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC (durante 5 meses, sendo 4 com bolsa). Foi Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM/CCET) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus Bacanga) (2019-2021). Tem experiência nos seguintes temas: ensino de matemática, educação matemática, história da educação matemática, ensino de desenho nos anos iniciais.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

RIBEIRO, E. R. P. S. .; SILVA, A. J. da .; GUIMARÃES, M. D. . OS SABERES MATEMÁTICOS PARA MENINAS NO MARANHÃO: UM BREVE CONTEXTO A PARTIR DA PRIMEIRA LEI EDUCACIONAL BRASILEIRA DE 1827. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23079, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16661. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16661. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática