FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE EM FOCO

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p120-131.i5333

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação de Jovens e Adultos, Juventude.

Resumo

Este artigo tem o objetivo descrever e analisar o percurso de organização e execução do curso de Pós-graduação Lato sensu em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude na modalidade a distância. A sua oferta ocorreu no período de agosto de 2014 a maio de 2016, pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Colíder, Juara, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda. O desenvolvimento dos trabalhos proporcionou formação continuada para sessenta e seis professores que atuam na EJA, em vinte e dois municípios do Estado de Mato Grosso. Entendemos que a formação contribuiu para que os educadores, que atuam nessa modalidade de ensino, compreendam a conceituação da palavra juventude e sua situação sociológica na contextualização da escolarização e do mundo do trabalho. Sobretudo, contribuiu para umareflexão sobre suas práticas como intervenções nas escolas de sua comunidade com possibilidade de alterá-las de modo qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

É Licenciado em Química, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009); Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC/UFMT) no ano de (2016). Está realizando estágio de pós-doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN). Atuou como Coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT. Coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Estágio Supervisionado; Prática como Componente Curricular; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Ensino de Química e Ensino de Ciências.

Mariuce Campos de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Sou graduada em Licenciatura Plena em Química, mestre em Educação e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Sou professora desde 1990, tendo iniciado minhas experiências docentes na Educação de Jovens e Adulto, passei também por escolas de Ensino Médio regular, segui posteriormente para a Educação Profissional, no CEFET de São Vicente-MT, onde atuei por nove anos e atualmente sou docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus/Cuiabá. Tenho experiência no ensino de Química e interesse por sociologia das ciências, sociologia da educação, ensino de ciências, agroecologia, desenvolvimento rural e educação ambiental. Atualmente, sou pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens (LÍQUIDA) e à Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) junto a qual desenvolvi meu doutoramento através do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática. Minhas intenções atuais de pesquisa articulam estudos de sustentabilidade, subjetividade e cultura.

Elane Chaveiro Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Mestre em Educação pela UFMT/1997. Graduada em Licenciatura Plena em Química pela UFMT/1992. Docente da graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química, bem como, docente, orientadora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais Mestrado Profissional (PPGECN/2017-2018). Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica em Química da UFMT/Cuiabá (agosto 2018 a janeiro 2020 e agosto de 2020 a janeiro de 2022). Coordenadora do PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ (2013/2016) e subcoordenadora do Programa Novos Talentos no Tema Águas de Mato Grosso (2014-2016). Atualmente, Coordenadora Pedagógica da Licenciatura Plena em Química (DQ 2015-2016 e 2019-2021), Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). Áreas de Interesse:Formação de Professores de Química, História e Filosofia da Educação Química, Ciência e Religião, Ensino e Aprendizagem em Química.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

RIBEIRO, M. T. D.; MELLO, I. C. de; MORAES, M. C. de; SOARES, E. C. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE EM FOCO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 120–131, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p120-131.i5333. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5333. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>