DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12616Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Desenvolvimento profissional docente, Estágio supervisionado, Ensino de QuímicaResumo
Apresenta-se uma pesquisa que objetiva a avaliação do trajeto percorrido pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, a partir de um estudo de caso. Busca-se compreender o processo formativo inclinando-se para uma análise sistematizada no desenvolvimento profissional docente em duas dimensões. Primeiro, no residente que experimenta, de forma inicial, à docência, acompanhado, longitudinalmente, por um único preceptor durante todo o estágio. Segundo, na compreensão da formação continuada dos preceptores. A partir do enfrentamento ao contexto imposto pela Pandemia se investiga, entre outros, o uso das tecnologias digitais para o ensino; estudos sobre a BNNC e seu impacto no ensino de Química; uso da experimentação; produção de materiais didáticos e o autoconceito profissional docente. Com a pesquisa em andamento, destaca-se, neste texto, a etapa da seleção dos participantes e a imersão da equipe no primeiro módulo do Programa, a partir do uso das tecnologias digitais, com todos os envolvidos experimentando os ambientes virtuais em meio aos desafios do uso, do acesso e do domínio das tecnologias para o ensino. As trocas, entre residentes e preceptores, apontam para uma nova prática docente, na qual são experimentadas metodologias de ensino mais modernas com o uso das tecnologias.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ABE, Saulo Henrique Mendes. O disco de vinil como tema gerador para o ensino de Química: contribuições de um projeto de extensão para a formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/Saulo Henrique Mendes Abe.pdf. Acesso em 23 set 2021.
AMARAL, Mateus Ferreira. O Vinil perdido e a ciência do biscoito negro: avaliação de um caderno temático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/Mateus Ferreira Amaral.pdf. Acesso em 23 set 2021.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. N, 3, (p.174-181), set/dez, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso 23 set 2021.
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Uma Interação Fundamental do Ensino e Aprendizagem: Professor, Aluno, Conhecimento. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de (Org). Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. Campinas: R. Vieira Ed., 2000, p. 82-98.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; LOPES, Alex Stéfano; ARRUDA, Sergio de Mello. Evasão e permanência em uma licenciatura em química: um estudo à luz da matriz do estudante. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.10, n.28, p. 468-496, 2019. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3801
CONCEIÇÃO, Patrícia Lorêro da. O ensino de Química a partir da contextualização sociocultural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/Patricia Lorero da Conceição.pdf. Acesso 23 set 2021.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional docente: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto Editora, 2001.
GIL-PEREZ, Daniel; MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya (org.). Residência e desenvolvimento profissional docente. Curitiba: CRV, 2019.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. São Paulo: Ideias & Letras, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
LISBOA, Anna Rubya Oliveira. Residência pedagógica em química: Reflexões sobre formação inicial para a docência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/tcc/ANNA RUBYA OLIVEIRA LISBOA.pdf. Acesso em 02 out 2021.
MALDANER, Otávio Aloisio; ZANON, Lenir Basso; AUTH, Milton Antonio. Pesquisa sobre Educação em Ciências e Formação de Professores. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana María (Orgs). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Unijuí: 2006.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista das Ciências da Educação, n.08, p. 7-22. Jan/abr. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11441/29247. Acesso em 23 set 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.
SANTANA, Otacílio Antunes. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação (UFSM), 41(2), 311-328, 2016. DOI https://doi.org/10.5902/1984644420199.
SANTOS, Laiene Maria Rodrigues dos. Compreendendo a Perspectiva dos Residentes em Química da UFMT Sobre a Relação entre Ciência e Fé. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/Laiene Maria Rodrigues dos Santos.pdf Acesso em 23 set 2021.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 227–247, 2018. DOI https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
SILVEIRA, Isabella Camacho. Relação entre química e agrotóxicos: uma proposta para educação ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/Isabela Camacho Silveira.pdf. Acesso em 23 set 2021.
SOARES, Elane Chaveiro. O programa da Residência Pedagógica e a importância
da dimensão profissional para o ensino de Química. Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación, 6(1), 1–13, 2021. DOI https://doi.org/10.48162/rev.36.007.
SOARES, Elane Chaveiro; MORAES, Mariuce Campos de. O estágio docente em ação: sujeitos, projetos, programas e perspectivas na formação do professor de Química. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 211-232, 2021. Disponível em: https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/. Acesse em: 23 set 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elane Chaveiro Soares, Ana Paula Albonette de Nóbrega, Claudia Joseph Nehme, Carmem Adriana da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.