A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO GELEN

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12857

Palavras-chave:

Pensamento numérico, Prática docente, Contextualização

Resumo

No presente texto buscamos compreender como pensar o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial visando a aprendizagem relacionada às práticas contextualizadas com o apoio de recursos tecnológicos. Numa abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa-formação. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do curso de Pedagogia que participam do grupo de estudos de letramento e numeramento (GELEN). As reflexões apresentadas se originaram das aprendizagens observadas nos momentos de estudo/formação no GELEN a intenção foi de compreender como as atividades pedagógicas da EJA nas aulas de matemática com o uso de tecnologias digitais podem explorar situações que instiguem o pensar e fazer matemático nos momentos de estudos formativos sobre o ensino de matemática. A partir de momentos de discussão sobre recursos pedagógicos digitais para a sistematização de conteúdos matemáticos na sala de aula, sendo possível (re)significar a organização pedagógica e dar sentido às atividades propostas com a interação sobre os conteúdos matemáticos. Com as reflexões foi possível perceber as estudantes da formação inicial se apropriaram de conhecimentos significativos em relação a prática docente com o uso das tecnologias dando importância e sentido às práticas cotidianas e suas correlações com o conteúdo ensinado nas especificidades da EJA.

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Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, Tocantins, Brasil

Doutoranda em Educação Ciências e Matemática/REAMEC - Universidade Federal do Mato Grosso. Graduação em Ciências-Licenciatura em Matemática/UNIPAR - Universidade Paranaense; Licenciatura em Pedagogia - UCB - Universidade Católica de Brasília; Especialização em Matemática na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí e Mestrado em Mídia e Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Assistente da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Na área de Educação Matemática, com ênfase na Formação de Professores, atuando nos seguintes temas: O Ensino da Matemárica, Educação e tecnologias, Alfabetização, Letramento e Numeramento. O uso dos Multimeios no processo de ensino e aprendizagem, interação metodológica/teórico/prática no ensino de matemática nos anos iniciais, numeramento, letramento e alfabetização na formação do pensamento matemático.

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

RODRIGUES, R. A. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO GELEN. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21064, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12857. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12857. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática na EJA