MANAGEMENT OF THE SUBJECT OF A TEACHER WHO TEACHES MATHEMATICS: KNOWLEDGE MOBILIZED IN PRACTICE
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.12739Keywords:
Epistemology of professional practice. , Teaching of Mathematics., Management of the subject.Abstract
This article aims to investigate the epistemology of the professional practice of a successful teacher who teaches mathematics, that is, the investigation intends to unveil a set of knowledge mobilized by this teacher in her pedagogical practice. For this, we chose to focus on strategies used by the teacher in the classroom with regard to the management of the subject. The teacher, a research participant, teaches mathematics to elementary school students in a public school located in the interior of Minas Gerais. The sources of data that support the research were: interviews with the teacher, observation of classes and a questionnaire answered by the students. From these sources it was possible to evidence a set of knowledge mobilized by the teacher in her pedagogical action, such as, for example, the knowledge constructed in the interaction with peers, the knowledge of affection in the teacher-student relationship and the knowledge of initial, continuing and connection with the globalized world. The results made explicit aspects of the teacher's pedagogical action in relation to class management and subject management, discussing some elements such as content review, motivational embellishments, collaborative work and autonomy.
Downloads
Metrics
References
ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, 4. out. 2013. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3508. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.5335/rep.2013.3508.
AMES, Carole. Classrooms: goals, structures, and student motivation. Journal of Educational Psychology, [s.l.], v. 84, n. 3, p. 261-271, set. 1992. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1993-03487-001. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.1037/0022-0663.84.3.261.
BALDINO, Roberto Ribeiro. Grupos de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 83-98, 2001. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10626. Acesso em: 16 ago. 2021.
BERGIN, David. A. Influences on classroom interest. Educational Psychologist, v. 34, n. 2, p. 87-98, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15326985ep3402_2. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.1207/s15326985ep3402_2.
BRESSOUX, Pascal. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 38, p. 17-88, dez. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271134780_As_pesquisas_sobre_o_efeito-escola_e_o_efeito-professor
BZUNECK, José Aloyseo. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (Orgs). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 13-42.
DAMÁSIO, António. O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções do conhecimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir de prática. São Paulo: Musa Editora, 2005.
FRANCO, Creso et al. Eficacia Escolar en Brasil: Investigando prácticas y politicas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. In: CUETO, S. (Ed). Educación y brechas de equidad en América Latina. Chile: PREAL, 2006. p. 223-249.
FRANCO, Maria Amélia S. Prática docente e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 97, n. 247, p. 534-552, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GATTI, Bernardete A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, p. 97-114, jan-jun. 2003. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2179. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.18222/eae02720032179.
GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis: Vozes, 2014.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
MAHONEY, Abigail Alvarenga.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O ouvir ativo: recurso para criar um relacionamento de confiança. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (orgs). As relações interpessoais na formação de professores. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 65-78.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1992.
NUNES, Célia Maria F. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, n. 74, p. 27-42, abr. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; CLEMENTINO, Ana Maria. Las políticas de evaluación y responsabilización en Brasil: un análisis de la Educación Básica en los estados de la región Nordeste. Revista Iberoamericana de Educación, [s.l.], v. 83, n. 1, p. 143-162, 2020. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3877/4089. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.35362/rie8313877.
SALSA, Ivone da Silva. A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem. Rematec, [s.l.] v. 12, n. 26, p. 86-99, set.-dez. 2017. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112. Acesso em: 16 ago. 2021.
SHULMAN, Lee. S. The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.
SILVA, Rosemeire Terezinha; SANTOS, Solange Xavier. Matemática: um desafio para a Educação Básica conforme demonstrado nos resultados das avaliações externas no Brasil e no estado de Goiás. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [s.l.], v. 11, n. 6, p. 481-496, 18 out. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2609/1383. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2609.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], n. 13, p. 5-24, 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013.
VIANNA, H. M. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Rodrigo Silva Mendes Mendes, Edmilson Minoru Torisu, Claudia Starling Bosco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.