GESTÃO DA MATÉRIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: SABERES MOBILIZADOS NA PRÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12739

Palavras-chave:

Epistemologia da prática profissional, Ensino de Matemática, . Gestão da matéria

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva Mendes, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Congonhas, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui Curso de Pós-graduação Lato Sensu em: Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga (ICETV) e Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES) e Graduação em Tecnologia em Logística pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Tem grande interesse em estudos na área de Matemática e Educação Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Interfaces em questões socioculturais, etnicorraciais e gênero no contexto escolar. 

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desde 2015. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutorado em Educação (Linha de Pesquisa: Educação Matemática) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Rutgers ? University of the State of New Jersey ? USA, sob supervisão do Professor-Pesquisador Arthur Powell. Possui experiência em ensino de graduação nos cursos de Matemática, Engenharia e Pedagogia. Tem grande interesse em estudos na área de Psicologia da Educação Matemática, em particular: afetividade, crenças, autoconceito e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, e também em estudos envolvendo a Teoria da Atividade e a Educação Matemática Crítica. É Pesquisador e Orientador no Mestrado em Educação Matemática da UFOP, tendo sido Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem contribuído com a organização do Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática da UFOP (anual) e do Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (quadrienal).

Claudia Starling Bosco, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta de Didática (UFMG/FaE-DMTE) e integrante do Programa de Pós-Graduação PROMESTRE (Mestrado Profissional em Educação/ Fae/UFMG). Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 - CAPES) Mestre em Educação (FAE/UFMG). Especialista em Educação Ênfase na Ação Pedagógica (CEPEMG). Na Educação Básica, experiência na Direção, Coordenação e Docência. Participa dos grupos de pesquisa Didaktikè (FaE/UFMG) e GESTRADO/UFMG (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente). Integra a equipe de Coordenação do LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas no campo da Didática, Docência, Ensino, Prática Pedagógica, Formação de Professores, Pesquisa Narrativa, Pesquisa (auto)biográfica. 

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

MENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. GESTÃO DA MATÉRIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: SABERES MOBILIZADOS NA PRÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21054, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12739. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12739. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática