ENSINO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MEDIADA PELO SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12162

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Resolução de Problemas. Software Geogebra. Função Exponencial., Ensino de Ciências., Conceitos Geométricos

Resumo

Aborda-se, neste artigo, a metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvida na prática educativa da matemática como metodologia de ensino de Matemática que propicia aos estudantes caminho para que se tornem cidadãos capazes de intervir de maneira crítica e criativa em várias situações dentro de diferentes contextos. Para a presente elaboração, foi necessária uma construção teórica amparada nas produções sobre a metodologia de Resolução de Problemas, de Dante (2003), Onuchic (2013), Onuchic e Alevatto (2004), Polya (1995), Pozo e Echeverría (1998) e as tecnologias, de Borba e Penteado (2003). Essa revisão seguiu uma abordagem amparada por eixos categorizados sobre a metodologia Resolução de Problemas, para interpretar as informações dos autores que dialogam sobre a temática, com o objetivo de construir uma proposta de atividade para ensino de congruência de triângulos (unidade temática Geometria), utilizando ferramentas tecnológicas (software GeoGebra). Assim, buscaremos respostas sobre como construir uma proposta de atividade que engloba esse contexto. As leituras realizadas nos mostraram que não se pode mecanizar o ensino da metodologia Resolução de Problemas e que a condução dos estudantes, por intermédio de perguntas, pode torná-los independentes para a resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Vilmar Costa Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Católica Dom Bosco (2019), especialização em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT - 2020) e mestrado Profissional em Matemática pela UFT (2020).

Ivo Pereira da Silva , Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Educação em Ciencias e Matemática-PPGECEM-REAMEC-UFMT (2015). É professor responsável pelo Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias) e Laboratório de Ensino de Matemática (LEM-Arraias). Atuou como Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias-2019). É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR/UFT-Arraias). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Fundamentos e Metodologias de Ensino da Matemática. 

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

SILVA, V. C. .; SILVA , I. P. da . ENSINO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MEDIADA PELO SOFTWARE GEOGEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21041, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12162. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12162. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática