DIÁLOGOS SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12002

Palavras-chave:

Conhecimento matemático, Coletividade, Formação inicial, Professores de matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos da coletividade como unidade pedagógica na formação inicial do professor de matemática, em um processo de significação do conhecimento, pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Compreendendo que a atividade coletiva está relacionada tanto aos processos de construção do conhecimento científico sistematizado e organizado pela escola, quanto nos processos de apropriação da cultura. Com isso, apresentamos, neste texto, reflexões acerca da coletividade na formação inicial de professores de matemática e uma síntese acerca da investigação realizada, por meio de ações formativas que desenvolvidas durante um ano letivo com um grupo de estudantes da Licenciatura em Matemática. A análise foi realizada por meio do método Materialista Histórico-Dialético, o que nos direcionou para a compreensão das unidades de análise: do movimento da história do conhecimento matemático; da busca pelo compartilhamento de significados; dos conflitos que mobilizam e transformam os sentidos por meio das experiências vivenciadas com o outro e a humanização do conhecimento científico, no cerne da atividade coletiva.

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Biografia do Autor

Mayline Regina Silva , Universidde Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goi´ás, Brasil

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Matemática pela mesma universidade. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, com linha de pesquisa sobre formação de professores. Foi estagiária do Instituto de Matemática e Estatística da UFG e professora da Educação Básica (Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) pela Rede Estadual de Educação do estado de Goiás. Atualmente é docente das instituições de ensino superior UniAraguaia e UFG (como professora substituta). Também é professora da Escola Municipal Bernardo Élis. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática GEMat/UFG e do Projeto Clube de Matemática, cadastrado pela UFG. 

Wellington Lima Cedro, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

Wellington Lima Cedro é Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem mestrado em Educação pela FEUSP. Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado, da UFG. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFG. Atual vice-diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestÃO 2019-2022). Coordendor do projeto de Clube de Matemática do IME/UFG. Membro do GT 19 da ANPED. Foi professor de matemática da rede estadual de ensino do estado de Goiás e da rede municipal de ensino da cidade de Goiânia. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho 07 (GT-07 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA) da SBEM BRASIL (gestão 2015-2018). Foi coordenador do PPGECM/UFG, mestrado e doutorado (Gestão 2015-2016) e vice-coordenador (gestões 2011-2012 e 2013-2014). Foi Diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestões 2010-2013 e 2013-2016) e Primeiro secretário (gestão 2007-2010). Foi coordenador do Núcleo da UFG do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Foi Coordenador de Área do subprojeto Matemática do PIBID/UFG Goiânia. No IME/UFG, foi coordenador do laboratório de Educação Matemática (LEMAT/IME/UFG) no periódo de 2009-2012, foi coordenador de estágio do curso de licenciatura em matemática (2006-2007, 2009, 2012-2014), e, foi coordenador do curso de especialização em educação matemática (2010-2013). Na Educação Matemática, os seus trabalhos e pesquisas enfatizam a formação de professores que ensinam matemática, as atividades de ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes, tendo como base teórica a Teoria histórico-cultural.

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

SILVA , M. R. .; CEDRO, W. L. DIÁLOGOS SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21040, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12002. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12002. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática