DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PONTES E LACERDA-MT
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.11897Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Investigativo, Sequência DidáticaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da utilização de uma sequência didática investigativa na aprendizagem sobre Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos. O local da pesquisa foi o Centro de Educação de Jovens e Adultos 6 de Agosto, no município de Pontes e Lacerda-MT. A Educação Ambiental pode ser trabalhada em qualquer um dos componentes curriculares e não somente nos de Biologia, de Ciências Naturais ou de Geografia. A Educação de Jovens e Adultos veio para suprir o direito à educação de muitos cidadãos que, por diversos motivos, não conseguiram estudar quando mais novos. O ensino investigativo traz uma nova roupagem na metodologia de ensino porque o estudante é instigado a buscar respostas, fazendo, assim, que se interesse no conteúdo apresentado. Em uma sequência didática, o conteúdo segue uma ordem de atividades, que podem ser elaboradas conforme a complexidade do assunto em horas/aulas, sendo uma ótima opção para uso dos professores. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com a perspectiva da pesquisa-ação-participativa. A participação dos estudantes em todo o processo da sequência didática foi muito significativa e com certeza levarão esses conhecimentos aos seus familiares e amigos. Ao final da aplicação, observamos que o desenvolvimento da sequência didática adequada à modalidade de jovens e adultos, com seus espaços de tempo diferenciados, propiciou condições para o estudo da Educação Ambiental de forma a garantir um vasto aprendizado aos estudantes.
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