DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PONTES E LACERDA-MT

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.11897

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Investigativo, Sequência Didática

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da utilização de uma sequência didática investigativa na aprendizagem sobre Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos. O local da pesquisa foi o Centro de Educação de Jovens e Adultos 6 de Agosto, no município de Pontes e Lacerda-MT. A Educação Ambiental pode ser trabalhada em qualquer um dos componentes curriculares e não somente nos de Biologia, de Ciências Naturais ou de Geografia. A Educação de Jovens e Adultos veio para suprir o direito à educação de muitos cidadãos que, por diversos motivos, não conseguiram estudar quando mais novos. O ensino investigativo traz uma nova roupagem na metodologia de ensino porque o estudante é instigado a buscar respostas, fazendo, assim, que se interesse no conteúdo apresentado. Em uma sequência didática, o conteúdo segue uma ordem de atividades, que podem ser elaboradas conforme a complexidade do assunto em horas/aulas, sendo uma ótima opção para uso dos professores. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com a perspectiva da pesquisa-ação-participativa. A participação dos estudantes em todo o processo da sequência didática foi muito significativa e com certeza levarão esses conhecimentos aos seus familiares e amigos. Ao final da aplicação, observamos que o desenvolvimento da sequência didática adequada à modalidade de jovens e adultos, com seus espaços de tempo diferenciados, propiciou condições para o estudo da Educação Ambiental de forma a garantir um vasto aprendizado aos estudantes.

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Biografia do Autor

Adriele Silva Cardoso, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003). Atualmente é professora de Biologia - Centro de Educação de Jovens e Adultos 6 de Agosto. Especialista em Meio Ambiente: Impacto Ambiental. Mestranda no ProfBio - Mestrado Profissional no Ensino de Biologia.

Débora Eriléia Pedrotti-Mansilla , Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), e Doutorado em Ciências no Programa de Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal de São Carlos (2010). Professora Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso no Instituto de Biociências/Departamento de Biologia e Zoologia/Cuiabá. Atua ainda como professora no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora colaboradora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Arte da UFMT. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências Naturais, com ênfase em Educação ambiental, Estágio Supervisionado e Ensino de ciências naturais. 

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Publicado

2021-08-22

Como Citar

CARDOSO, A. S.; PEDROTTI-MANSILLA , D. E. . DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PONTES E LACERDA-MT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21053, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11897. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11897. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências