AVALIAÇÃO DO TEMA GERADOR SOLOS COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.11874

Palavras-chave:

Educação Básica, dialética, tema gerador

Resumo

A interdisciplinaridade na Educação Básica reflete uma necessidade de tornar o conhecimento mais integrativo no ambiente escolar, sendo imprescindível diálogo cada vez mais amplo entre as disciplinas nesse processo. A presente pesquisa se fundamenta nas frentes teóricas de Vygotsky e de Freire, a partir de uma relação dialética, com o objetivo de analisar as percepções e potencialidades do desenvolvimento de uma prática metodológica interdisciplinar, por meio da realização do grupo focal, envolvendo as disciplinas de Geografia e Química, a partir do tema gerador “solos”, com a turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual, no município de Nova Venécia (ES).  Em relação à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, e os dados coletados durante as discussões do grupo focal passaram por processo de categorização para fins de análise do conteúdo. A análise das categorias identificou a necessidade de levar para o aluno metodologias que protagonizem as aprendizagens deles, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Por fim, verificou-se que ao utilizar o tema gerador mencionado, numa perspectiva interdisciplinar, foi possível identificar outras vias oportunas ao aprendizado de Química.

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Biografia do Autor

Mayki Jardim Sivico, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Licenciatura em Química , pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES (Campus São Mateus). Durante a graduação participou do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), desenvolvendo atividades e propostas metodológicas focadas no Ensino de Química na Educação Básica. Ainda na graduação, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr), na área de Química Orgânica, intitulado : "Análise da estabilidade oxidativa de biodiesel produzido a partir de blendas de blendas de óleo de fritura com sebo bovino", uma parceria entre UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Possui contato com as seguintes temáticas voltadas para o Ensino de Química : Experimentação, CTS/CTSA , interdisciplinaridade , Produção de artefatos pedagógicos no Ensino de Química. Atualmente é professor de Química da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, e mestrando no programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), UFES- campus São Mateus/ES, na qual pesquisa e discute práticas interdisciplinares no Ensino de Química, por meio da utilização de temas geradores.

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFES (PPGEEB). As principais áreas de atuação são: Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura, biodiesel e efluentes aquosos; Ensino de Química (desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de metodologias ativas e formação de professores).

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

SIVICO, M. J. .; MENDES, A. N. F. AVALIAÇÃO DO TEMA GERADOR SOLOS COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21046, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11874. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11874. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências