PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: abordagens pedagógicas da utilização da plataforma YouTube

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.11656

Palavras-chave:

Ciências, Vídeos, Catálogo da CAPES, Estado do Conhecimento

Resumo

O site YouTube se configura como uma plataforma que permite a participação coletiva de seus usuários por meio do compartilhamento de vídeos online. A presente pesquisa tem um olhar para o viés educacional existente na plataforma, em especial para as múltiplas concepções sobre o uso do YouTube no contexto educacional de ciências nas pesquisas de pós-graduação em nível nacional. Dessa maneira, o objetivo geral consiste em compreender de que forma as pesquisas relacionadas ao YouTube abordam a utilização da plataforma como um instrumento pedagógico em ciência. Para esse estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo documental, das pesquisas do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados desse levantamento foram obtidos considerando as palavras-chave YouTube e vídeo, e as variações vídeos, YouTuber e YouTubers. O corpus de análise da pesquisa é composto de seis dissertações, que correspondem aos anos de 2010 a 2020. A partir da análise interpretativa dos dados, constituíram-se duas categorias: “A utilização pedagógica da plataforma” e “Propostas para o uso do YouTube como ferramenta pedagógica”. As categorias elencadas evidenciam o uso da plataforma enquanto ferramenta pedagógica, na busca por estabelecer parâmetros de estudos para a utilização dos vídeos no contexto educacional e de compreender as motivações dos produtores de conteúdo ao divulgar a ciência no contexto online. Por fim, foi possível realizar apontamentos sobre quais são os desdobramentos educacionais presentes na plataforma e ainda destacar alguns encaminhamentos e perspectivas incisivas para futuras pesquisas sobre a temática.

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Biografia do Autor

Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Participante do Grupo de Pesquisa EaD-TEC. Graduada em Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Foi bolsista do Programa de Educação Tutoral (PETCiências SESu/MEC/FNDE) em que trabalhou como voluntária em projetos de pesquisa envolvendo Educação Ambiental, Livros Didáticos e na Formação Inicial de Professores. Tem interesse na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental.

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Educação Ambiental pela mesma instituição (2011). Também é professora da FURG vinculada ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e assessora pedagógica da Secretaria de Educação a Distância (SEaD). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância e educação matemática.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

ALARCON, A. M. Y.; NOVELLO, T. P. PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: abordagens pedagógicas da utilização da plataforma YouTube. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21048, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11656. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11656. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências