PLATAFORMA YOUTUBE® COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.10191Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Plataforma YouTube, Abordagem InvestigativaResumo
Dos vários desafios encontrados atualmente por professores, destacam-se a dificuldade e a complexidade em encontrar soluções para melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas do país. Não basta, contudo, o esforço dos professores em buscar propostas de ensino, como também não basta, apenas, a reestruturação nas normas que regulamentam o ensino brasileiro, quando se deseja empregar práticas de ensino diferenciadas no ensino de Biologia ou de qualquer outra disciplina; esse é um processo que depende do esforço conjunto de toda comunidade escolar. Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar os limites, perspectivas e oportunidades do uso da plataforma Youtube como ferramenta de apoio educacional para o ensino de Biologia. De modo específico, propôs-se avaliar se a utilização da plataforma Youtube como ferramenta de apoio à proposta investigativa em sala de aula, contribuiu para fomentar o protagonismo dos alunos e o interesse efetivo pelos estudos de Biologia. Para o emprego dessa ferramenta e realização da pesquisa foram planejadas atividades em uma sequência didática. Por meio de sua aplicação, os alunos que participaram das aulas, além de outras atividades, responderam a dois questionários, que forneceram dados para se chegar às conclusões, o que possibilitou verificar que os alunos aprovam o uso da plataforma Youtube como ferramenta de busca de conhecimento. A observação do comportamento dos jovens no ambiente escolar permitiu perceber que, nessa geração, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), cada vez mais, vem se tornando elemento pertencente ao cotidiano de cada um.
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