PLATAFORMA YOUTUBE® COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10191


Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Plataforma YouTube, Abordagem Investigativa

Resumo

Dos vários desafios encontrados atualmente por professores, destacam-se a dificuldade e a complexidade em encontrar soluções para melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas do país. Não basta, contudo, o esforço dos professores em buscar propostas de ensino, como também não basta, apenas, a reestruturação nas normas que regulamentam o ensino brasileiro, quando se deseja empregar práticas de ensino diferenciadas no ensino de Biologia ou de qualquer outra disciplina; esse é um processo que depende do esforço conjunto de toda comunidade escolar. Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar os limites, perspectivas e oportunidades do uso da plataforma Youtube como ferramenta de apoio educacional para o ensino de Biologia. De modo específico, propôs-se avaliar se a utilização da plataforma Youtube como ferramenta de apoio à proposta investigativa em sala de aula, contribuiu para fomentar o protagonismo dos alunos e o interesse efetivo pelos estudos de Biologia. Para o emprego dessa ferramenta e realização da pesquisa foram planejadas atividades em uma sequência didática. Por meio de sua aplicação, os alunos que participaram das aulas, além de outras atividades, responderam a dois questionários, que forneceram dados para se chegar às conclusões, o que possibilitou verificar que os alunos aprovam o uso da plataforma Youtube como ferramenta de busca de conhecimento. A observação do comportamento dos jovens no ambiente escolar permitiu perceber que, nessa geração, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), cada vez mais, vem se tornando elemento pertencente ao cotidiano de cada um.

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Biografia do Autor

  • Jane Margareth Brito Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

    Mestre em Ensino de Biologia - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO, Instituto de Biociências, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Docente na Escola Estadual José Domingos Fraga, Sorriso, Mato Grosso, Brasil.

  • Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, Universidade Federal do Mato Grosso

    Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Coord. de Tutoria dos cursos de Graduação EaD/UAB/UFMT, Profa. Associado II- Inst. Biociências/UFMT.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

PLATAFORMA YOUTUBE® COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 774–792, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10191. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10191. Acesso em: 7 abr. 2025.