PRÁTICAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10006

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sensibilização Ambiental. Formação do Pedagogo.

Resumo

Esta pesquisa aborda uma experiência durante o curso de Educação Ambiental, disciplina oferecida pelo curso de graduação em Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os objetivos foram analisar em que medida as práticas de sensibilização ambiental propostas contribuíram para a formação profissional dos acadêmicos em relação às problemáticas socioambientais na sociedade contemporânea e identificar se o contato dos discentes com o meio natural despertou a formação de um sujeito mais sensível ambientalmente. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como participantes 60 alunos do 5º período e o professor da disciplina. As técnicas utilizadas na coleta de dados foram a observação participante e a entrevista estruturada. O embasamento teórico está fundamentado em Brasil (1988, 1999, 2002, 2012), Alencar e Barbosa (2018), Tristão (2008), Maturana (1998), entre outros. De acordo com os resultados alcançados, as práticas de sensibilização ambiental realizadas, mostram um efeito positivo na formação do pedagogo, os quais adquiriram conhecimentos acerca das práticas e valores ambientais, tais como: responsabilidade individual, cooperação e cuidados com o meio natural. Portanto, por meio das ações e práticas de educação ambiental é possível incentivar esses indivíduos a pensar coletivamente e não apenas como indivíduos, entendendo as questões presentes no cotidiano de maneira contextualizada e crítica.

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Biografia do Autor

Fabrícia Souza Da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Sou Fabrícia Silva, Pedagoga, Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, Pesquisadora membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF/UEA e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Ao longo da minha jornada acadêmica participei de projetos voltados para iniciação a docência, como o PIBID, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. Também tive a oportunidade de participar como estagiária na Associação Junior Achievemente Amazonas, onde atuava como formadora em programas de Educação ambiental e empreendedorismo, ministrados para alunos da rede municipal e estadual de ensino. Além disso, participei como bolsista da FAPEAM no Programa Ciência na Escola - PCE, no qual realizávamos atividades voltadas para a área da educação científica e prestando auxilio pedagógico na elaboração e execução dos projetos. No mestrado fui coordenadora do GEPECENF, onde realizei diversas pesquisas voltadas para práticas de Educação Ambiental em Espaços Não Formais (ENF), Ensino de Ciências, Metodologia do trabalho científico e dentre outras.

Contato: (92) 98130-0306

Lindalva Sâmela Jacaúna De Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia- UEA. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência-PIBID em 2012/2013/2016. Durante os anos de 2013 à 2015 foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica- PAIC, atuando na linha de pesquisa dos Espaços Não Formais, com enfoque ao Ensino de Ciências. Em 2016 participou do Programa de Monitoria, na disciplina de Libras. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais –GEPECENF/UEA. No primeiro semestre de 2018, durante o mestrado, realizou o estágio supervisionado na Disciplina de Educação e Saúde e no segundo semestre na disciplina de Educação ambiental no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas.

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.

Aílton Cavalcante Machado, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas.

Referências

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

SILVA, F. S. D.; OLIVEIRA, L. S. J. D.; TERÁN, A. F.; MACHADO, A. C. PRÁTICAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 438–454, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10006. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10006. Acesso em: 25 maio. 2024.

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