O ESTADO DA ARTE DE METODOLOGIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS

Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas, Josefina Barrera Kalhil, Mateus de Souza Coelho Filho, Rubia Darivanda da Silva Costa

Resumo


O presente artigo busca fazer uma revisão sobre o estado da arte das metodologias aplicadas na produção científica nacional para a formação de professores do Ensino de Ciências com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com particular recorte para o Ensino de Biologia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em periódicos brasileiros disponíveis nos programas de pós-graduação no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por um período de dez anos (2007 a 2016), vinculadas ao “Estado da Arte”, que discutem a referida temática, cujo principal objetivo é abordar a pesquisa sobre o ensino de Ciências, principalmente à luz de diferenças paradigmáticas e metodológicas encontradas em algumas produções científicas desta abordagem na Educação Científica. A análise por meio do mapeamento permitiu a elaboração de quadros, fluxogramas e gráficos com as seguintes informações: produção temporal, temática sobre formação de professores, ensino de ciências, métodos voltados para enfoques científicos, tecnológicos e sociais via modelo CTS, das teses e dissertações analisadas nas Instituições de Ensino Superior (IES).


Palavras-chave


Metodologias; CTS, Produção Científica; Formação Docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p65-86.i5958

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