ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E AS SITUAÇÕES DE ENSINO DE ESTATÍSTICA DO “PRA QUÊ SERVE MATEMÁTICA?”: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p225-244.i8725

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Estatística, Teoria da Atividade, Livro Paradidático.

Resumo

Este artigo tem como objetivo reconhecer as potencialidades das situações de ensino presentes no livro paradidático “Pra Quê Serve Matemática?”, volume de Estatística, com base no referencial da Atividade Orientadora de Ensino. Para isso, apresentam-se os pressupostos teóricos e a organização metodológica da Atividade Orientadora de Ensino, assim como os trabalhos fundamentados por ela que tratam do conhecimento estatístico. A fim de concretizar esse objetivo, apresenta-se ao leitor a análise de três capítulos do livro que possuem o mesmo objeto de estudo. Conclui-se que o livro analisado possui potencialidades que permitem aos estudantes, por meio da atividade mediada, o desenvolvimento do pensamento teórico, além de apresentar como a Atividade Orientadora de Ensino pode auxiliar na organização da atividade de ensino de Estatística nesse caso.

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Biografia do Autor

Gabriel José Cavassin Fabri, Universidade Federal do Paraná

icenciado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estudante de Estatística e do mestrado em ensino no Programa profissional de Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR. Desenvolve pesquisas sobre o ensino da estatística a partir da Atividade Orientadora de Ensino. É membro do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GEForProf-UTFPR), na linha de pesquisa em estudos sobre a teoria histórico-cultural, teoria da atividade e Atividade Orientadora de Ensino e integrante do projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática. 

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Maria Lucia Panossian é bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta-C(01) do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR- Curitiba. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora do ensino fundamental e médio por mais de 20 anos. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe/USP e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf) atuando na linha Estudos sobre a teoria Histórico-cultural, teoria da atividade e atividade orientadora de ensino (GETHC), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos matemáticos, aprendizagem, educação matemática, atividade orientadora de ensino e formação de professores.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

FABRI, G. J. C.; PANOSSIAN, M. L. ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E AS SITUAÇÕES DE ENSINO DE ESTATÍSTICA DO “PRA QUÊ SERVE MATEMÁTICA?”: RELAÇÕES POSSÍVEIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 2, p. 225–244, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p225-244.i8725. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8725. Acesso em: 19 abr. 2024.