TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM COMUNIDADES DE PRÁTICA EM ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E OUTROS CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2003 A 2023)
DOI:
10.26571/reamec.v12.18127Palavras-chave:
Comunidades de prática, Educação Matemática, Tecnologias digitais, Formação de professores, Aprendizagem colaborativaResumo
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os objetivos, metodologias e resultados das teses e dissertações defendidas entre 2003 e 2023 que abordam comunidades de prática (CoPs) com foco em processos de ensino e aprendizagem, tecnologias digitais e outros contextos em Educação Matemática. A investigação foi realizada no âmbito da pesquisa de pós-doutorado do primeiro autor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Utilizando uma abordagem qualitativa e a ferramenta BUSCAd, foram analisados 67 trabalhos agrupados em cinco categorias. Para esta investigação exploramos apenas três categorias, totalizando 33 pesquisas (20 teses e 13 dissertações). Os resultados indicam que as CoPs desempenham um papel fundamental na formação de professores de Matemática, promovendo uma Educação Matemática colaborativa, problematizadora, investigativa com vistas à formação pela prática e ao desenvolvimento profissional docente. A expansão e fortalecimento dessas CoPs são essenciais para enfrentar os desafios da Educação Matemática contemporânea, contribuindo para uma formação docente contínua e uma Educação Matemática inclusiva, contextualizada e pautada nas práticas inerentes ao fazer docente em sala de aula e demais práticas escolares.
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