OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE FUNÇÃO REVELADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16906Palavras-chave:
Obstáculos Epistemológicos, Educação Matemática, Conceito de Função, História da Matemática, BachelardResumo
Este artigo tem por objetivo identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção do conceito de função a partir de obstáculos listados por Sierpinska (1992). Inicialmente, apresentamos de forma sintética a noção de obstáculos epistemológicos fundamentado em Bachelard (1996) e abordaremos como Brousseau (1986) sistematizou o conceito de obstáculo epistemológico na Educação Matemática. Por conseguinte, apresentamos os 16 obstáculos epistemológicos de função listado por Sierpinska (1992), nosso principal referencial teórico. Para alcançar nosso objetivo, desenvolvemos um questionário que nos permitiram analisar que os obstáculos identificados pela autora supracitada também estão presentes e de que modo aparecem no alunado atual de nossa região. A investigação realizada está focada no contexto do Ensino Médio, mais especificamente, com estudantes que estavam cursando a 1ª série do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), situado no município de Campos Belos-GO. Os resultados indicam que alguns obstáculos epistemológicos apresentados pela Sierpinska (1992) ainda estão resistentes quando os estudantes aprendem sobre o conceito de função no Ensino Médio.
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