OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE FUNÇÃO REVELADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16906

Palavras-chave:

Obstáculos Epistemológicos, Educação Matemática, Conceito de Função, História da Matemática, Bachelard

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção do conceito de função a partir de obstáculos listados por Sierpinska (1992). Inicialmente, apresentamos de forma sintética a noção de obstáculos epistemológicos fundamentado em Bachelard (1996) e abordaremos como Brousseau (1986) sistematizou o conceito de obstáculo epistemológico na Educação Matemática. Por conseguinte, apresentamos os 16 obstáculos epistemológicos de função listado por Sierpinska (1992), nosso principal referencial teórico. Para alcançar nosso objetivo, desenvolvemos um questionário que nos permitiram analisar que os obstáculos identificados pela autora supracitada também estão presentes e de que modo aparecem no alunado atual de nossa região. A investigação realizada está focada no contexto do Ensino Médio, mais especificamente, com estudantes que estavam cursando a 1ª série do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), situado no município de Campos Belos-GO. Os resultados indicam que alguns obstáculos epistemológicos apresentados pela Sierpinska (1992) ainda estão resistentes quando os estudantes aprendem sobre o conceito de função no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Cruz Antunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campos Belos, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Atualmente é professor ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Arraias). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA), com bolsa de estudo do CNPq (2011-2013), participou do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), estudando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um semestre (2011). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2010). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR). Desenvolve pesquisas em epistemologia da matemática, história da matemática e formação de professores.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Referências

ALBERTO JOSÉ, W.; VIZOLLI, I. Obstáculos Epistemológicos Inerentes ao Conceito de Fração: um estado do conhecimento. REMATEC, [S. l.], v. 17, p. 48–66, 2022. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p48-66.id499

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba. PR: Editora UFPR, 2007.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996.

BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.7.2, 33-116, 1986.

CAMPOS, M. L. T. de. Discursos sobre continuidade de funções reais de variável real em ambiente virtual colaborativo: uma perspectiva da cognição corporificada. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, São Paulo, 2014.

CINTRA, F. P. O Conhecimento de futuros professores de matemática sobre o conceito de função e suas implicações para a atividade docente. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São José do Rio Preto, 2018.

COSTA, N. C.; MENDONÇA, C. A. S.; NETO, A. C. A.; DA COSTA, M. G. A ruptura do paradigma cartesiano no ensino de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 373–390, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9788

FERREIRA, R. dos S. Introdução ao conceito de função: uma proposta com o software SimCalc no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, São Paulo, 2016.

MACIEL, P. R. C. A construção do conceito de função através da história da matemática. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sucknow da Fonseca, CEFET-RJ, Rio de Janeiro, 2011.

MENDES, I. A.; MORAES, M. S. F. de. Obstáculos epistemológicos sobre el concepto de límite de funciones en manuales de historia de matemáticas. PARADIGMA, [S. l.], p. 240-265, 2020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p240-265.id840

MIRANDA, A. A. N. de S.; VITAL DE PAULA, F. Uma proposta para o ensino de funções afins por meio da criptografia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e21059, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12652

MOLITERNO, C. H. C. Lista de exercícios de funções: domínio e imagem. S/D. Disponível em: http://www.celiomoliterno.eng.br/Arquivos/UNIP/funcaodi.pdf. Acessado em: 28 de novembro de 2017.

OLIVEIRA, N. Conceito de função: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 1997.

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PEREIRA, E. A. F.; COSTA, L. de F. M. da. Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola. REMATEC, [S. l.], v. 18, n. 43, p. e2023002, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458

SIERPINSKA, A. On understand de notion of funtion. In: The concept of funtion: aspects of epistemology and pedagogy. Guershom Hareland Ed Dubinsky (Eds.) Mathematical Association of America, vol. 25, 25-58, 1992.

SOUZA, A. A. de. Obstáculos epistemológicos do conceito de função na transição do ensino médio para o superior. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 2016.

TAJEYAN, S. Estudo do início da álgebra a partir da matemática e do alcorão. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23106, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16752

TRINDADE, J. A. de O. Obstáculos epistemológicos à aprendizagem do conceito de função. Monografia (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 1996.

ZUFFI, E. M. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Hipátia, Campos do Jordão, v. 1, n.1, p. 1-10, dez. 2016. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/436. Acesso em: 25 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

ANTUNES, P. C. .; MORAES, M. S. F. de .; COSTA, D. E. . OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE FUNÇÃO REVELADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23119, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16906. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16906. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>