TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM COMUNIDADES DE PRÁTICA EM ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E OUTROS CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2003 A 2023)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18127

Palavras-chave:

Comunidades de prática, Educação Matemática, Tecnologias digitais, Formação de professores, Aprendizagem colaborativa

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os objetivos, metodologias e resultados das teses e dissertações defendidas entre 2003 e 2023 que abordam comunidades de prática (CoPs) com foco em processos de ensino e aprendizagem, tecnologias digitais e outros contextos em Educação Matemática. A investigação foi realizada no âmbito da pesquisa de pós-doutorado do primeiro autor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Utilizando uma abordagem qualitativa e a ferramenta BUSCAd, foram analisados 67 trabalhos agrupados em cinco categorias. Para esta investigação exploramos apenas três categorias, totalizando 33 pesquisas (20 teses e 13 dissertações). Os resultados indicam que as CoPs desempenham um papel fundamental na formação de professores de Matemática, promovendo uma Educação Matemática colaborativa, problematizadora, investigativa com vistas à formação pela prática e ao desenvolvimento profissional docente. A expansão e fortalecimento dessas CoPs são essenciais para enfrentar os desafios da Educação Matemática contemporânea, contribuindo para uma formação docente contínua e uma Educação Matemática inclusiva, contextualizada e pautada nas práticas inerentes ao fazer docente em sala de aula e demais práticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor-chefe da ReTEM - Revista Tocantinense de Educação Matemática e Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (UFMT) e da Revista RIEcim - Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciêncas e Matemática (UFNT). Líder do GEPEMEB-TO - Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática Humanizada nas Escolas da Educação Básica do Tocantins. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Chefe do Setor de Gestão de Ensino no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT)- Hospital universitário. Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente atua como Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da UFNT. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. Tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Naturais UFNT/SESU/FNDE/MEC. 

Referências

ALVES, Paulo Cesar. Percepção de aprendizagens de alunos de cursos de engenharia sobre o método de Newton-Raphson pelo uso de mapas conceituais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porte Editora, 1994.

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Abordagens do conceito de “sequência didática” em teses na área de Educação Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 313-341, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10725

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Compreensões, Abordagens, Conceitos e Definições de Sequência Didática na área de Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 358–388, jan. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a16

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O; MARIANO, W. da S. Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (SDI): bases teóricas e metodológicas. PARADIGMA, vol. 46, n.º 2, e2024011, 2024. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024011.id1538

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O; MARIANO, W. da S. Processos de construção e denvolvimento de sequência didática investigativa na formação de professores que ensinam Matemática. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 33 jan./dez. 2024a. [em prelo]

COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu Oliver; MARIANO, Wagner dos Santos. Conhecimentos Profissionais para a Formação Inicial e do (e para o) Professor de Matemática. REMATEC, Belém, v. 18, n. 43, p. e2023044, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.e2023044.id630

COSTA, Dailson Evangelista; MARIANO, Wagner dos Santos. Teses e dissertações envolvendo comunidade de prática na pesquisa em Educação Matemática. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 22, n. 36, e24026, jan./dez., 2024. https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3838

COMELLI, Felipe Augusto de Mesquita. Matemática e meta-afeto: lentes afetivas sobre a relação afeto-cognição na Educação Matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DARIO, Erica Maria Renno Villela. Produtos notáveis no 8º ano do ensino do Ensino Fundamental II: contribuições da utilização de diferentes recursos didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.

FIORENTINI, D. Learning and professional development of the mathematics teacher in research communities. Sisyphus Journal of Education, v.1, n. 3, p.152-181, 2013.

FRADE, Cristina de Castro. Componentes tácitos e explícitos do conhecimento matemático de áreas e medidas. 2003. Tese (Doutorado em Conhecimento e inclusão social) - Faculdade de

Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GREGORUTTI, Gabriel Souza. Negociação de significados em um grupo/comunidade de prática do Ensino Médio que produz performance Matemática digital. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2022.

LAVE, Jean.; WENGER, E. Aprendizagem situada: participação periférica legitimada. Editora UFMG, 2022.

MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. BUSCad: uma ferramenta tecnológica de importação e tratamento de dados em revisão de literatura de pesquisas em Educação Matemática. In: BAIRRAL, M. A.; MENEZES, R. O. Elaboração e mapeamento de pesquisas com tecnologias: olhares e possibilidades. Porto Alegre: Fi, 2023, p. 260-292. Acesso ao livro: https://www.editorafi.org/ebook/677-olhares-possibilidades

MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. Ferramenta Tecnológica para Realização de Revisão de Literatura em Pesquisas Científicas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v.10, n. 1, p. 8-28, 2021. Acesso ao artigo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1206

MELO, Elisangela Aparecida Pereira de. Sistema xerente de Educação Matemática: negociações entre práticas socioculturais e comunidades de prática. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

MENDES, Rosana Maria. A formação do professor que ensina Matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2022.

MOREIRA, Valeria Guimaraes. A mobilização do conhecimento matemático por alunos do Ensino Médio integrado ao técnico de mecânica. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.

NOBRE, Suzana. As dimensões do domínio afetivo identificadas em alunos com indicação de fracasso em Matemática escolar, durante uma sequência didática envolvendo a geometria. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Maria Angela De Oliveira. Potencialidades didáticas e pedagógicas do Facebook como uma comunidade de prática virtual para a formação continuada de professores de Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.

OLIVEIRA, Ana Paula Teles de. Um estudo sobre estrutura algébrica grupo: potencialidades e limitações para generalização e formalização. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

ROCHA, Marcio Roberto da. Empreendimentos de uma comunidade de prática de professores de Matemática na busca de aprender e ensinar frações. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

RODRIGUES, Alexandre José. Um estudo das identidades Matemáticas de alunos do Ensino Médio da escola preparatória de cadetes do ar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, Lilian Aragão da. Uma análise do observatório da Educação Matemática da Bahia à luz da teoria social da aprendizagem e da teoria dos códigos. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia, 2017.

SOUSA, Olenêva Sanches. Convite ao professor de Matemática: blog como estratégia curricular à construção de uma concepção de Educação Matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia, 2010.

SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação Matemática na CENP: um estudo histórico sobre as condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. 2005. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campina, 2005.

STROM, Dolores; KEMENY, Vera; LEHRER, Richard; FORMAN, Ellice. Visualizing the emergente structure of children’s mathematical argument. Cognitive, Science. V. 25, p. 733-773, 2001.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WENGER, E. C.; SNYDER, W. M. Comunidades de prática: a fronteira organizacional. In: HARVARD BUSINESS REVIEW (org.). Aprendizagem Organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating Communities of Practice. U. S. A.: Harvard University Press, 2002.

WENGER, Etienne. Comunidades de Prática: Aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Paiadós, 2001.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

COSTA, D. E. .; MARIANO, W. dos S. . TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM COMUNIDADES DE PRÁTICA EM ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E OUTROS CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2003 A 2023). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24045, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18127. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18127. Acesso em: 4 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4