ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DE SABERES PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NA EJA
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.12875Palavras-chave:
Formação inicial de professores de Matemática, Saberes para a docência, Estágio Supervisionado, Educação de Jovens e AdultosResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino com características singulares, principalmente no que diz respeito ao público que atende. É, portanto, de fundamental importância que os futuros professores tenham contato com turmas da EJA ao longo da licenciatura, na perspectiva de refletirem sobre a realidade e as características dessa modalidade de ensino. Nesse contexto, o estágio supervisionado é um espaço com potencial para oportunizar a construção de saberes docentes que são particulares à essa modalidade de ensino. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso cujos sujeitos investigados foram quatro licenciandos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo foi analisar saberes para a docência em Matemática construídos por futuros professores no desenvolvimento do estágio supervisionado em turmas da EJA. Para a construção dos dados realizamos entrevistas, observações e análises dos planos de intervenção de quatro licenciandos que realizaram a regência em turmas do Ensino Fundamental e Médio da EJA. Os resultados revelaram que a reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado, possibilitou aos licenciandos a construção de alguns saberes inerentes ao ensino de Matemática na/para a EJA: saber sobre os alunos da EJA e suas especificidades e saber sobre ensinar Matemática na/para a EJA. Os resultados deste estudo vêm corroborar a ideia de que o estágio na EJA é um espaço para discussão, reflexão, construção e (re)construção de saberes para a docência de Matemática nessa modalidade de ensino.
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